Cleber Barbosa

Mobilização


O governador Waldez durante encontro no fim de semana no gerenciamento de crise junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Social, Exército Brasileiro e a Infraero. Na ocasião foi discutido o plano de ação traçado para diminuir os impactos causados pelo apagão que atingiu 13 municípios, após o apagão.

 

Voltamos!

Quando o Amapá, o Brasil e o mundo tentavam conjugar a expressão ‘retomada’, eis que tinha um raio no meio do caminho dos amapaenses, colocando o estado novamente no noticiário nacional – negativamente.

Foi uma volta ao passado em que apagões eram uma dura rotina para os moradores daqui e que hoje ensaiam recomeçar. E a coluna idem.

 

Cenários

Mas o dever do ofício nos fez embarcar para o sul do Brasil logo após a primeira noite quando faltou energia elétrica no Amapá. A coluna ainda visitou a subestação atintinga pelo raio que tirou o Amapá do ar, quando ouvimos relatos apreensivos de quem vivia a incerteza de quanto tempo aquela situação poderia durar, como um dono de mercantil.

 

Desespero

O que se viu em seguida foi uma série dramática de acontecimentos que poderiam muito bem fazer parte do trailer de qualquer filme apocalíptico dos estúdios de Hollywood, só que tendo como protagonistas pais e mães de família desesperados, agentes de polícia, bombeiros, profissionais de saúde, jornalistas e, infelizmente, políticos a tirando dividendos.

 

Questionamentos


Algumas perguntas surgiram diante deste cenário dantesco, como o porquê da empresa contratada para distribuir energia do Linhão do Tucuruí ao Amapá não ter um sistema de redundância, um plano B ou estratégia de contingência, mesmo já tendo ocorrido algo semelhante. E o sustema reserva ainda em manutenção desde então. Um verdadeiro absurdo, descaso, irresponsabilidade, para dizer o mínimo.

 

Ajuda militar


Um navio da Marinha do Brasil aporta nesta terça-feira em Santana trazendo na bagagem mantimentos, profissionais como médicos e enfermeiros, água potável e outros apatrechos para ajudar o estado.

 

Rapidinhas

SAÚDE – Mesmo diante da situação adversa dos últimos dias, Macapá continua com o atendimento das unidades vocacionadas para atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na capital. As UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Covid Santa Inês funcionam 24 horas por meio de geradores.

DOENTES – Os atendimentos incluem acolhimento, avaliação médica, exame de sorologia, testes rápidos, dispensação de medicamentos, entre outros. As unidades estão com corpo técnico e médico presente para atender a população com casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

ABASTECIMENTO – A captação e distribuição de água do Sistema Central de Macapá já operava com a capacidade máxima desde o fim de semana. O sistema já operava com 60% de produtividade, e a pressurização dos pontos mais distantes da rede aconteceu durante a madrugada do domingo, 8.

TORNEIRA – A Caesa ativou sistemas isolados dos Conjuntos Macapaba 1 e 2, e funcionará 24h com alimentação dos geradores de energia providenciados pelo Governo do Amapá. No Macapaba 1, a distribuição de água iniciará na manhã do domingo, já no Macapaba 2, os moradores começaram a receber água.