Em Macapá, Bolsonaro aciona geradores térmicos que reforçam energia para a população
Presidente da República viajou a capital, Macapá, para anunciar o fim do apagão que já durava duas semanas.

Cleber Barbosa
Da Redação
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fez visita oficial neste sábado (21), ao Amapá, onde acompanhou o acionamento dos geradores térmicos de energia que devem reforçar o fornecimento de energia e diminuir o tempo do racionamento enfrentado por 13 dos 16 municípios afetados pelo apagão instalado desde o dia 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a subestação Macapá.
O governo federal, de forma emergencial, autorizou a contratação emergencial de até 150 MegaWatts (MW) para o estado, até que o fornecimento de energia seja restabelecido em definitivo com a ativação dos transformadores da subestação Macapá, previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (26).
Ao lado do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), Bolsonaro trouxe vários ministros e auxiliares do governo para a rápida agenda no Amapá. Um desses integrantes do seu governo era Bento Albuquerque, do Ministério das Minas e Energia.
O primeiro compromisso em solo amapaense foi visitar as Centrais Elétricas do Norte do Brasil, a Eletronorte, em Santana. Lá funciona o novo parque térmico montado pela multinacional SoEnergy, uma parceira histórica da estatal, que desde o fim da década de 1990 ajudou a tirar os amapaenses do racionamento de energia elétrica – quando a carga do estado já não era suprida pela Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.
Coube a Bolsonaro acionar o painel eletrônico que colocou o parque térmico – movido a óleo diesel – em funcionamento. Embora demonstrando certo alívio em poder ajudar a população do estado após dias tão difíceis, o presidente manteve um semblante sempre muito sério e preocupado. Só os encontros com apoiadores e militantes pelas ruas da cidade arrancaram sorrisos do mandatário maior do país.
A comitiva ainda visitou a subestação Santa Rita, que será utilizada para a distribuição da carga de energia gerada em Santana para toda a cidade, enquanto a estação abaixadora de corrente do Linhão do Tucuruí permanece inoperante.
Ajuda emergencial
Num auditório do Aeroporto de Macapá, Bolsonaro, Davi e Bento concederam uma breve entrevista à imprensa. O presidente se disse satisfeito em poder ajudar, mas ressalvou que a responsabilidade pelo ocorrido não era do governo federal, mas da empresa contratada.
“Mesmo assim nós atendemos de pronto à solicitação que nos foi feita pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Davi, que é daqui. Acionei inicialmente as Forças Armadas, através da Marinha e o próprio Exército, para iniciar um planejamento emergencial para atender a população do estado, que afinal é um ente federado do país”, disse ele.
O ministro Bento Albuquerque declarou que a entrega dos novos transformadores está prevista para o próximo dia 26 e que marcará uma nova etapa para o setor elétrico do Amapá. “Vamos deixar o estado autossuficiente em energia. O Amapá terá energia de sobra, em parâmetros muito melhores do que tinha até 3 de novembro, com sistema de backup, inclusive, para que isso nunca mais aconteça por aqui”, prometeu o ministro.
Por fim, Alcolumbre pediu a palavra para agradecer ao presidente da República e ratificar o apoio à medida provisória que isenta os amapaenses do pagamento da fatura de energia do mês de novembro. “Quero agradecer por sua sensibilidade como homem público, pois assim que tomou conhecimento da gravidade da situação da nossa população decidiu fazer, assumindo essa responsabilidade que se nós fôssemos depender da empresa terceirizada essa solução só viria num período de dois meses e do jeito que foi feito a solução veio em dezessete dias”, concluiu Davi.
Fotos: Gabriel Penha
Deixe seu comentário
Publicidade









