Decreto estadual permite atividades esportivas coletivas e flexibiliza Lei Seca
Documento também permite a realização de shows simples em restaurantes e similares, mas, o horário será definido através de decretos municipais.

Railana Pantoja
Da Redação
O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou na manhã desta segunda-feira (26) um decreto com novas medidas de flexibilização das atividades não essenciais no estado.
Válido por 14 dias, de 26 de abril a 10 de maio, o documento prolonga o horário de funcionamento de restaurantes e similares, bem como permite a realização de shows simples em determinados horários nesses estabelecimentos e o consumo de bebida alcoólica. Desta forma, a Lei Seca permanece válida apenas em espaços públicos.
“Nós estamos colhendo os frutos do controle da pandemia, isso nos permite ter essa flexibilização. O toque de recolher vai iniciar agora às 23h, sendo possível prolongar com essa medida o horário de funcionamento dos restaurantes e similares, que atenderão até 22h. Outra mudança é no horário do comércio, que vai até às 19h; supermercados permanecem com seus horários. Nas igrejas, a capacidade máxima continua sendo de 50%, mas, podendo abrigar até 150 pessoas se o espaço for amplo”, anunciou Waldez Góes.
Além disso, atividades esportivas coletivas, que estavam suspensas há mais de um mês, estão permitidas. Mas, sem consumo de bebida alcoólica, comida e sem a presença de torcidas nas quadras, ginásios ou estádios.
“A permissão é realmente para praticar o esporte, no caso do futebol, com os dois times apenas em campo. Portanto, permitimos, desde que sigam estas condicionantes de evitar aglomeração”, orientou.
Segundo o governador, manter estas medidas por 14 dias vai auxiliar a injeção econômica pós- lockdown, que será dada nos próximos dias através do pagamento de vários auxílios e da primeira parcela do 13º salário de servidores estaduais.
“Nos próximos 14 dias teremos uma circulação muito grande de dinheiro no estado. Só o Governo do Amapá vai colocar R$ 260 milhões na economia, através do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais, bem como pagamento do Renda Cidadã, auxílio de restaurantes e muitos outros socorros financeiros. Além disso, vem aí o Dia das Mães, com a expectativa de bastante venda no comércio. Aliás, faço um apelo: vamos antecipar as compras de presentes e evitar aglomeração na véspera da data”, finalizou o governador.
Dados
Segundo as informações epidemiológicas detalhadas nesta segunda (26) pelo governo estadual, o ritmo de transmissão está em 0,95, número que chegou em 1.14 no dia 27 de março, antes do lockdown.
A média móvel de caos novos por dia saiu de 554 para 176, até o dia 24 de abril. O número de atendimentos por dia também caiu: em 27 de março, eram registrados cerca de 970. No dia 24 de abril, estava em 410.
A ocupação de leitos de UTI na rede pública beirou 95% no fim de março, e, no fim de abril, estava em 56,75%. Os óbitos, por semana epidemiológica, caíram de 53 para 22.
Deixe seu comentário
Publicidade

