Política

Vitória do Jari está entre os 14 municípios brasileiros declarados em situação de emergência pela Defesa Civil Nacional

Entre os municípios citados no documento federal está Vitória do Jari (AP), localizado na região Sul do estado.


Foto: Philippe Gomes/Secom

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta segunda-feira (14), a situação de emergência em 14 municípios do país por conta de desastres naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 

Entre os municípios citados no documento está Vitória do Jari (AP), localizado na região Sul do estado. O município amapaense é um dos mais afetados pelas fortes chuvas na cabeceira do rio Jari. O governo do Estado tem destinado ajuda humanitária, social e de saúde para região, mas o decreto federal reforça as ações voltadas às demandas das famílias afetadas.

 

Regiões

No Nordeste, foram afetados pela estiagem os municípios de Bom Jesus da Lapa, Malhada de Pedras, Mirangaba e Mortugaba, na Bahia, e Campo Grande, no Rio Grande do Norte.

 

Já no Sul, quatro cidades também registram estiagem. São elas: Iraceminha e Itá, em Santa Catarina, Alpestre, no Rio Grande do Sul, e Quedas do Iguaçu, no Paraná. Já Amaporã, também no Paraná, foi vítima de chuva de granizo.

 

No Norte, as cidades de Manicoré e Urucará, no Amazonas, e Vitória do Jari, no Amapá, sofrem com inundações. Já em Santa Maria das Barreiras, no Pará, o reconhecimento federal de situação de emergência teve como causa as chuvas intensas.

 

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

 

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.


Deixe seu comentário


Publicidade