Heraldo Almeida

Iphan prorroga prazo de inscrição do Prêmio Rodrigo Melo


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, prorrogou até 4 de outubro o prazo para inscrições de ações na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Os proponentes que já haviam enviado ações podem editar o formulário de inscrição e acrescentar informações, se quiserem. As inscrições já realizadas continuam válidas.

 

O edital publicado em 21 de junho previa o encerramento das inscrições em 15 de agosto. Contudo, devido a uma falha pontual que fechou o sistema por algumas horas no último dia de inscrição, o prazo foi prorrogado por mais 45 dias, conforme aviso de licitação publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 20 de agosto.

 

Maior premiação no campo do Patrimônio Cultural, o Prêmio Rodrigo seleciona e reconhece doze ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.

 

Podem concorrer à premiação de R$ 20 mil reais ações desenvolvidas pelo poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas à menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

 

Além da data de inscrição, houve alteração em todo cronograma do concurso. Está previsto para 11 de outubro o resultado da habilitação das propostas, etapa na qual o Iphan confere se a ação inscrita está de acordo com os critérios do edital do prêmio. Após, as ações inscritas serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Iniciativas vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. O resultado da etapa estadual será divulgado em 10 de novembro. Já as doze ações vencedoras em nível nacional serão divulgadas até 17 de dezembro. (iphan.gov.br).

 

***************************************************************

 

Toada

Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Alan Douglas, informa que está viabilizando recurso, junto à Fumcult, para o Festival Estadual de Toada, que vai acontecer em dezembro.

 

Nas escolas

A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’, lançada nesta terça (24), pela Prefeitura de Macapá, será distribuída às escolas do município. Assim, professores e estudantes terão acesso às informações sobre o Marabaixo, a cultura-mãe do Amapá.

 

Humor e música

Dia 31 de agosto, às 20h, os artistas cabuçus, ‘Lurdico e Cidico’, vão comemorar 30 anos de humor e música, com show que será transmitido pelo canal ‘oscabucus’, no Youtube.

 

Reforma

O sambódromo precisa urgentemente de uma reforma geral. Toda a sua estrutura está comprometida e se deteriorando a cada dia.

 

Em inglês

Cantora Karol Diva gravou uma versão em inglês da música ‘Jeito Tucuju’, o hino cultural do Amapá. Autoria de Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

Ouça no programa ‘O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), ele toca as nossas músicas.

 

‘Açucena’

Título da música do poetinha, Osmar Júnior, gravada no ritmo do samba pelo grupo Gente de Casa. A primeira versão foi gravada por Amadeu Cavalcante.

 

‘A Rainha Perdida’

Título do livro que a escritora carioca Ana Cristina Melo, está lançando. A obra retrata uma sociedade distópica na qual os moradores foram privados da liberdade em troca de comida e segurança. Acesse o site http://bit.ly/rainhaperdida.