Política

Seplan e IBGE divulgam PIB 2019 do Amapá

Entre os estados da região norte, o Amapá ocupa o 5º lugar de maior PIB, tendo participação na economia nacional de 0,2% no ano de referência.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Secretaria Estadual de Planejamento divulgou nesta sexta-feira (12) o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá referente ao ano de 2019. Soma de todos os bens e serviços finais produzidos durante o ano, o PIB é o principal indicador do desempenho da economia e foi elaborado em conjunto pela Seplan e IBGE. Em relação ao PIB anterior, de 2018, houve um crescimento. “Fechamos o PIB 2019 em R$ 17,5 bilhões. É um PIB que apresenta resultado positivo, a gente continua crescendo, inclusive, mais rápido que o Brasil. Então, temos um saldo positivo, mesmo relativo a um ano pré-pandemia”, explica o secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares.

Entre os estados da região norte, o Amapá ocupa o 5º lugar de maior PIB, tendo participação na economia nacional de 0,2% no ano de referência. “Há uma perspectiva principalmente com esses projetos voltados para o setor primário e fundiário; e também para projetos de grandes concessões, principalmente energia e água. Tudo deve alavancar o PIB pós-pandemia”, avaliou.

O crescimento do PIB 2019 do Amapá é puxado pelo setor de serviços e administração pública. Na contramão, caiu a participação de alguns setores da indústria e construção. “O destaque foi principalmente para o setor de obras públicas. Tivemos ainda a retomada do setor primário, que veio após quedas nos anos anteriores. A gente sempre tem também algumas áreas que caem, como o setor bancário na área de serviços. Tivemos algumas oscilações, mas a economia do Amapá cresceu em 2019”, finalizou o secretário.

https://www.youtube.com/watch?v=SvutzJvzve8


Deixe seu comentário


Publicidade