Polícia

PC deflagra operação contra núcleo de recrutamento de facção

Foram expedidos 14 mandados de prisão preventiva contra integrantes do núcleo de recrutamento e cadastramento de novos ‘soldados’ de uma organização criminosa.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O Departamento de Polícia da Capital (DPC) deflagrou na manhã desta terça-feira (16) uma operação para cumprir 14 mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma facção criminosa responsáveis pelo gerenciamento do núcleo de recrutamento e cadastramento da organização. Segundo informações levantadas pela Polícia Civil, cerca de 200 novos ‘soldados do crime’ teriam sido recrutados nos últimos quatro meses pelo núcleo.

A operação alcançou os municípios de Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Calçoene. Um dos presos é Benedito Guerra da Silva, de 43 anos, tido como o principal recrutador e arregimentador do núcleo. Ele foi localizado e preso no bairro Santa Rita, zona sul da capital.

“Muitos desses investigados já respondem por crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios. A operação de hoje é exclusivamente para desmantelar esse núcleo, cessando essa cooptação desenfreada que vinha ocorrendo. O objetivo é frear esse cadastramento e levar mais segurança à população”, disse o delegado Leonardo Alves, coordenador da operação.

O delegado afirmou que todos os presos seriam encaminhados inicialmente ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval. De lá, após passarem por exame de corpo delito na Polícia Técnico-Científica (Politec), eles seriam transferidos para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

 

Imagens: Lucas Brito/Ascom/PC


Deixe seu comentário


Publicidade