Médico alerta população sobre vírus que provoca disenteria
O médico e professor do curso de medicina na Unifap, Anderson Walter, explica sintomas e cuidados, principalmente na época de chuva.

Lana Caroline
Da Redação
Neste período chuvoso, muitas pessoas começam a relatar alguns sintomas como febre, dor de cabeça, diarréia e até secreção ocular. Isso se dá pela atuação de um adenovírus que provoca esse mal-estar no corpo, como explica o médico e professor do curso de medicina na Unifap, Anderson Walter.
“E um adenovírus que provoca o quadro de resfriado, tosse intensa e aí desencadeia outros sintomas como diarréia e secreção ocular, semelhante a conjuntivite. Isso pode desencadear o processo de uma rinossinusite ou até uma pneumonia. Todos esses sintomas dependem se a pessoa está ou não com a resistência baixa”, disse o médico.
Para evitar desenvolver um quadro mais agudo do adenovírus, o médico passou algumas dicas, sendo que com as crianças os cuidados devem ser redobrados.
“Tem que se hidratar, evitar aglomerações para que esse vírus não se espalhe mais. As crianças que estiverem algum desses sintomas, os pais devem evitar levá-las para a escola, pois podem pegar uma coinfecção. O correto é que fiquem em casa se recuperando”, finalizou.
Deixe seu comentário
Publicidade
