Ijoma promove o Julho Verde, campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
As ações preventivas, de 25 a 29 de julho, incluem serviço odontológico e palestra sobre o tema.

Julho é o mês destinado à conscientização da importância da prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço. A campanha conhecida como Julho Verde é realizada nacionalmente pela SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer). E o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães-IJOMA, em parceria com a Prefeitura de Macapá, fará uma semana inteira de atendimentos voltados à prevenção. As ações preventivas, de 25 a 29 de julho, incluem serviço odontológico e palestra sobre o tema. “A gente dá ênfase todos os dias do ano, mas a prevenção, a gente dá uma atenção especial ao Julho Verde, que é o mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço”, explica Lene Moraes, assistente social do Ijoma.
Durante os cinco dias, haverá atendimento odontológico, das 8h às 12h. Os profissionais voltados para a área da saúde bucal vão realizar procedimentos de prevenção (profilaxia), que resultam na limpeza e na observação de possíveis ferimentos, ou falta de higiene bucal pela parte do paciente. Esse cuidado é fundamental, pois segundo Lene Moraes, “o câncer geralmente se desenvolve devido às pessoas usarem muitos anos uma prótese dentária e não terem uma higiene adequada. As pessoas não sabem por que estão tendo um nódulo na língua, acham que é apenas uma afta e não procuram um especialista”.
Além do atendimento médico, será oferecida a vacinação contra a Covid-19 no dia 27, das 8h às 12h. Palestra de conscientização e prevenção sobre os tumores de cabeça e pescoço também será realizada quinta-feira, 28. O laboratório também disponibilizará os exames TSH, T3 total e T4 total, para a identificação de alterações presentes na tireoide.
Os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS). São tumores que atingem a tireoide, boca, garganta, nariz, laringe, faringe entre outras regiões faciais.
Deixe seu comentário
Publicidade
