Cidades

Amapá registra queda de 27% em novos casos da Covid-19

Redução foi de 27% em relação à semana anterior. Dados fazem parte do relatório de monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá.


Em novo relatório de acompanhamento da situação epidemiológica do Amapá, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Pública (CIEVS/SVS-AP) apontou para uma redução no número de casos confirmados da Covid-19 no Estado na semana epidemiológica de 17 a 23 de julho. A redução de 27% é percebida após quatro semanas consecutivas de altas.

 

A redução foi de 5.757 para 4.180 casos entre as duas últimas semanas. Ao todo, o mês de julho já contabilizou 13.197 casos de covid-19. Do dia 1 a 22 de julho, 31% dos pacientes internados tinham de 60 anos, enquanto 35% eram da faixa etária de 0 a 4 anos de idade.

 

“A redução é singela, mas nos mostra uma tendência de queda nos casos confirmados e que vamos continuar monitorando nas próximas semanas”, explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, Margarete Gomes.

 

Entre os hospitalizados no mesmo período, 58% não apresentaram nenhum registro de vacinação, 66% do total de internados se encaixam no grupo apto a receber a vacina contra a covid-19. Entre os hospitalizados com registro de vacinas, 57% apresentaram alguma comorbidade.

 

“Os dados apresentados semanalmente continuam nos dizendo que a vacinação é a melhor forma de combater o vírus, isso não significa que iremos evitar pegar a doença, mas podemos evitar o agravamento dela, o que é muito importante para não retrocedermos no combate à pandemia”, explica Margarete Gomes.

 

Vacinação

Atualmente, o Estado do Amapá já apresenta cobertura vacinal com a primeira dose de 74,80% para a primeira dose, 59% para segunda dose, 60,42% para segunda dose + dose única e 22,84% para a dose de reforço.

 

A vacinação continua por meio de ações de vacinação em todo o Amapá. São seis pontos fixos do Governo do Estado: ponto da orla do Santa Inês, Supermercados Fortaleza da BR, Hipercenter Santa Lúcia, Armazém Brasil do Buritizal, e Macapá e Garden Shopping.

 

Além dos pontos fixos, a campanha Vacina Amapá em Casa continua em Macapá e Santana com 50.981 mil doses aplicadas, a maioria contra a covid-19. A campanha segue na zona sul de Macapá, no bairro Buritizal e em Santana, no bairro Central. A expectativa é atender mais de 441 mil pessoas até o final da varredura, que pode se estender até dezembro.


Deixe seu comentário


Publicidade