Cidades

Castramóvel já castrou mais de 3,2 mil cães e gatos em nove meses

Em média, são 400 cirurgias por mês; a unidade funciona de segunda a sexta-feira.


 

Inaugurado pela Prefeitura de Macapá em novembro de 2021, o Castramóvel já realizou mais de 3,2 mil castrações gratuitas de cães e gatos em 9 meses de atuação. A unidade funciona de segunda a sexta-feira no bairro do Buritizal, fazendo cirurgias gratuitas, com uma média de 400 animais por mês, divididos em 200 gatos e 200 cachorros.


Para os tutores interessados no serviço, é necessário que o animal cumpra alguns pré-requisitos, como ter no mínimo 6 meses de vida e no máximo 5 anos.

Gatos precisam pesar a partir de 2kg e no caso dos cachorros, o peso máximo é de 80kg. Todos os pets precisam estar obrigatoriamente cadastrado no Censo Animal disponível no portal da Prefeitura de Macapá.

Após o cadastro, basta entrar em contato com a clínica através de mensagem para o WhatsApp (96) 98104-8070, informando o nome do tutor, a espécie do animal, raça, idade e sexo. A equipe do Castramóvel deverá responder marcando o dia e horário da cirurgia.

O tutor também será orientado sobre os cuidados antes do procedimento, como manter o animal em jejum por 10 horas. No dia marcado é preciso levar cópias do documento de identidade do tutor, comprovante de residência e do cadastro do pet no Censo Animal.

A administração do Castramóvel é terceirizada. A equipe conta com veterinários, assistentes, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. Antes da cirurgia, o animal passa por um exame físico de avaliação da condição corporal e verificar o peso.

A veterinária, Ingrid Quintela, explica que a cirurgia é rápida, durando em média 3 minutos para os machos e 8 minutos para as fêmeas, além disso, é minimamente invasiva o que proporciona um tempo de recuperação mais curto para o animal.

“A castração é um ato de amor para com os animais. Com ela evitamos a superpopulação de animais nas ruas sem abrigo, alimentação adequada e cuidado. Estamos conscientizando as pessoas de que a cirurgia está acessível para todos, ela proporciona qualidade de vida e aumenta a longevidade de vida do animal”, explica a médica veterinária.


Deixe seu comentário


Publicidade