Cidades

Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá chega a sua 2ª edição

Programação inicia na quinta-feira (3), na Escola Municipal Antônio Barbosa.


 

A 2ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) é o maior evento científico organizado pela Prefeitura neste ano. A programação inicia na quinta-feira (3), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês, e segue até sábado (5).

 

 

O objetivo é incentivar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização e iniciação no universo da ciência. Esta será a primeira vez que a população poderá acompanhar a apresentação dos trabalhos. As oficinas e palestras que acontecerão ao longo do evento também serão abertas ao público, com linguagem e conteúdo adaptados para a faixa etária estudantil.

 

Foram selecionados 60 trabalhos, dentre turmas de educação infantil, fundamental e ensino especial de escolas de todo o país, tanto da rede pública, quanto da privada. Os estudantes que residem em Macapá apresentarão os trabalhos de forma presencial, enquanto os projetos de outros estados serão apresentados em salas virtuais à banca avaliadora.

 

Todas as atividades serão avaliadas por uma equipe profissional que premiará os grupos de maior destaque com troféus, medalhas e credenciais para outras feiras nacionais. A premiação acontecerá no sábado (5), para os três trabalhos de maior destaque em cada categoria.

 

Confira a programação da FectiMac:

Quinta-feira (3)

Local: Escola Antonio Barbosa

14h às 17h – Apresentação e avaliação dos projetos (presencial)

16h às 17h – Cerimônia de Abertura

18h30 às 20h – Apresentação e avaliação dos projetos (on-line)

 

Sexta-feira (4)

Local: Escola Antonio Barbosa

8h às 12h e 14h às 17h – Apresentação e avaliação dos projetos (presencial)

8h às 12h – Oficina “Cultura Maker na prática: construa seu experimento em 3 minutos ou menos”, como instrutor do Senac-AP, Elender Keuly de Souza

8h às 12h – Oficina “Projeto Maré das Letras”, com Ramon de Oliveira Santana (Ueap), e a especialista Laís Miranda Feio (Ueap).

8h às 12h – Exposição da equipe de engenharia de pesca

8h às 12h – Oficina de “Alfabetização e Letramento”

8h às 12h – Apresentação do projeto “Lucas Vive”, com Firmo Leite

14h às 17h – Oficina “Matemática para Crianças”

 

Sábado (5)

9h às 11h – Mesa Redonda: “A importância das feiras de ciências para o desenvolvimento do aluno na educação infantil e ensino fundamental” (on-line), com Nádia Serique (Semed); Dionéia Toledo (PR); José Breno Cruz (RS); Simone Freitas (Semed)

17h às 19h – Cerimônia de Premiação e encerramento do festival.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade