Prefeitura de Macapá reúne produtores rurais para atualização de cadastro
Além de produtores do Polo da Fazendinha, o cadastramento será realizado até a conclusão nos distritos

A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Agricultura (Semag), de Mobilização e Participação Popular (Semmop) e de Meio Ambiente (Semam), reuniu com os agricultores para atualizar cadastramento para a elaboração de projetos de fomento à produção de alimentos orgânicos com intuito de desenvolver a economia da agricultura familiar. O encontro aconteceu neste sábado (19), no Polo Agricultor da Fazendinha.
Cada vez mais a agricultura familiar vem se fortalecendo com a comercialização de alimentos orgânicos, seja hortaliças, verduras, frutas, aves ou peixes. O secretário da Semag, Eduardo Fleury, reforça a importância do incentivo ao investimento e crescimento dessa produção com a elaboração de novos projetos.
O gestor explica que inicialmente é necessário multiplicar a assistência técnica para esse produtor rural ter o domínio do manejo de sua produção. “O agricultor precisa ter esse acompanhamento técnico, porque hoje a renda do trabalhador rural é com base em sua produtividade. Nós temos essa estrutura técnica e vamos garantir esse acesso”, destacou.
Durante o encontro, também foram repassadas informações que esclareceram as dúvidas dos interessados no projeto Proaves. Iniciativas que visam promover a avicultura e os psicultores que já atuam na criação de peixes em tanques.
Para fazer parte dos projetos, as famílias são selecionadas pelos agentes distritais que avaliam a necessidade de cada região. A partir disso, uma equipe técnica orienta sobre as instalações e o manejo adequado para a criação.
Proaves e Peixe na Mesa
Desde 2021, a Escola Família Agrícola do Pacuí desenvolve o Proaves, que é um projeto de criação de aves. A iniciativa viabiliza o fornecimento de frangos e ovos para a alimentação das crianças das escolas municipais. Já o programa Peixe na Mesa, incentiva e fomenta a piscicultura com a construção de tanques para criação de peixes no município.
Deixe seu comentário
Publicidade


