“Na natureza, a pessoa tem contato com a magnífica criação de Deus”, diz ambientalista
Doutor Paulo Roberto Amorim mantém uma reserva particular na Vila Amazonas, em Santana

Douglas Lima
Editor
Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, o médico pediatra Paulo Roberto Amorim tornou-se, na manhã desta quinta-feira, 26, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Rádio Diário FM 90,9), um arauto da natureza, de forma mais intensa, uma vez que no Amapá ele é uma das personalidades que mais se preocupam com a relação homem-ambiente natural, tanto que mantém uma reserva particular na Vila Amazonas, em Santana, a Revecom.
Para o médico, também apropriadamente chamado ambientalista, a educação ambiental é uma das formas de educar mais importantes que existem, mas que a Terra vive uma crise ambiental sem precedentes, causada pelo ser humano que aderiu aos implementos tecnológicos, com isso se afastando da natureza.
Doutor Paulo Roberto disse que na Revecom ele constata, com tristeza, como as pessoas estão totalmente afastadas do ambiente, principalmente as crianças. “A gente procura na reserva sensibilizar as pessoas, fazer que elas pensem e raciocinem sobre quão é importante o nosso ambiente. Muitas pessoas, hoje, já não conhecem mais um bicho, uma árvore; não dão valor aos serviços de auto-sustento que esses seres causam pra gente”, alertou.
Paulo Roberto Amorim ensinou que é importante tirar a criança, algumas vezes, do ambiente escolar comum, e levá-la para um ambiente florestal, porque faz com que ela pense e repense na importância daquele ambiente. “Você não pode ficar com uma criança sempre presa numa sala de aula ou num shopping center ou levá-la para um dispositivo midiático qualquer, porque senão você faz com que ela cresça uma pessoa muito embrutecida”, alertou mais uma vez.
Doutor Paulo Roberto continuou: “Está provado que o contato com a natureza é extremamente importante. Sou pediatra, trabalhei muitos anos com crianças. A sociedade Brasileira de Pediatria reconhece que é preciso que os pediatras orientem os pais para que eles procurem a natureza com os filhos”.
Em meio à natureza, ensinou o ambientalista, a pessoa tem contato com a magnífica criação de Deus, e que uma coisa muito importante é sair do quadrado, que é a cidade muitas vezes com problemas sérios como lixo, violência, falta de respeito entre as pessoas, para sentir a harmonia da floresta.
“O conjunto de árvores, o ar puro, o canto dos animais. Isso tudo faz muito bem à psicologia das pessoas”, concluiu o entrevistado, informando que o interessado em visitar a Revecom pode fazer contato pelo telefone 99971-2155. Assim fazendo, a pessoa recebe um texto com orientação de como proceder na reserva, paga uma pequena taxa ambiente, que é para manutenção das trilhas e animais. Depois, marca o dia e a hora em que quer realizar a visita.
Deixe seu comentário
Publicidade




