Cidades

Golpe dos Precatórios: TJAP volta a alertar sobre falsa cobrança de taxa e autorização de pagamentos

A juíza auxiliar da Presidência do TJAP, Marina Lorena Lustosa, esclarece que o Tribunal não busca as pessoas para cobrar valores, até por que tais taxas não existem


Uma nova onda de golpes contra cidadãos que receberam ou aguardam pagamento de precatórios – valores a receber por vitória judicial contra entidade pública – surgiu neste ano de 2023, quando fraudadores voltaram a utilizar o nome do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para cobrar indevidamente taxas. A juíza auxiliar da Presidência do TJAP, Marina Lorena Lustosa, esclarece que o Tribunal não busca as pessoas para cobrar valores, até por que tais taxas não existem.

 

Segundo a juíza, as vítimas recebem contatos dos golpistas – com o uso de telefonemas, mensagens de whatsapp, e-mails ou outros meios – solicitando depósitos ou transferências de valores a pretexto de liberar integralmente e com mais celeridade os precatórios ainda por receber.

 

“O TJAP não cobra depósito de nenhum valor para liberar outros valores maiores, apenas determina o pagamento de acordo com o que prevê a Constituição Federal de 1988”, garantiu a juíza Marina Lustosa.

 

A magistrada, que é atualmente a encarregada na gestão deste tema, juntamente com a Secretaria de Precatórios, previne que as pessoas devem denunciar abordagens desta natureza.

 

“Vítimas que perceberem esse tipo de tentativa de golpe devem procurar diretamente a Polícia, na Delegacia de Crimes Cibernéticos, ou a Secretaria de Precatórios do TJAP, para que se possa dar os encaminhamentos necessários para apuração do crime e responsabilização dos autores”, defendeu.

 

A Secretaria Especial de Precatórios do TJAP disponibiliza os seguintes canais para atendimento ao público:

Telefone – (96) 3312-3300 (recepção)

Celular/Whatsapp – (96) 98408-2105

Balcão Virtual (Zoom) – https://us02web.zoom.us/j/9189098698

E-mail – protocolo.precatorios@tjap.jus.br

 

Em caso de registro de Boletim de Ocorrência, o credor de precatório pode procurar a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, que funciona presencialmente dentro do Aeroporto Internacional de Macapá, das 7h30 às 18h, de domingo a segunda-feira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade