Cidades

Governo do Amapá revitaliza espaços físicos da UPA Zona Norte

Unidade realiza cerca de seis mil atendimentos por mês; áreas como sala vermelha e consultório médico já receberam melhorias


Unidade realiza cerca de seis mil atendimentos por mês; áreas como sala vermelha e consultório médico já receberam melhorias.

 

O Governo do Amapá segue com as medidas emergenciais para melhorar a assistência à população. Uma das ações é revitalização e readaptação de espaços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, resultando em melhorias estruturais para receber os cerca de seis mil pacientes por mês, da média complexidade.

 

Atualmente, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) realiza adaptação de dois espaços do prédio que serão utilizados para o armazenamento de correlatos e medicamentos. Também está em construção a Sala de Repouso Multiprofissional e a reforma de forro, calçadas e do refeitório.

 

Já receberam intervenções, com recursos da própria unidade, a Sala de Triagem, um consultório médico, Sala de Coleta e, mais recentemente, a Sala Vermelha, destinada para pacientes em estabilização e que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

A Sala Vermelha tem capacidade para atender até três pacientes ao mesmo tempo e está equipada com monitores cardíacos, desfibrilador, ventiladores mecânicos e instrumental para procedimento de emergência.

 

A UPA é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo o diretor da unidade, Reginaldo Souza, todos os dias são contabilizados avanços e os espaços reformados garantem mais conforto para os pacientes e mais qualidade nos serviços prestados pelos profissionais.

 

“Em pouco tempo de gestão já conseguimos mudanças significativas e todos os dias trabalhamos para melhorar alguma coisa aqui dentro. Em um ambiente melhor, os profissionais desenvolvem suas atividades de forma mais satisfatória”, disse Souza.

 

A UPA da Zona Norte fica no bairro Novo Horizonte, na avenida Francisco Alves Corrêa, 1527, e funciona 24 horas. É recomendável procurar a unidade nas seguintes situações de urgência e emergência:

Febre alta acima de 39º

Intensa falta de ar

Cólicas renais

Dor abdominal moderada

Vômito constante

Queda

Convulsão

Dor forte no peito

Ferimento com febre

Queda com torção ou suspeita de fratura

Pressão alta

Parada cardiorrespiratória

Alergia e gripe forte


Deixe seu comentário


Publicidade