Esportes

Wrestling bate recorde de vagas para Jogos Pan-Americanos e fecha Pan da modalidade com 6 medalhas

Equipe nacional alcança 10 vagas e supera número de atletas de todas as edições de Jogos realizadas fora do Brasil


 

O wrestling brasileiro encerrou no sábado (6) a participação no Pan-Americano de Wrestling, em Buenos Aires, Argentina. A equipe nacional conquistou seis medalhas no torneio e mais três vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. A equipe nacional atingiu o número de 10 categorias classificadas e bateu o recorde de classificações em uma edição no exterior, que era da edição de Lima 2019 com nove atletas. Os nomes dos lutadores que vão representar o Brasil no Chile serão conhecidos depois do 2º Campeonato Brasileiro Interclubes Sênior de Wrestling, que acontece em Brasília-DF de 9 a 11 de junho.

 

“O objetivo foi cumprido. O Brasil vai levar a maior delegação de wrestling para uma edição dos Jogos Pan-Americanos e isso é sempre gratificante. Destaco a união da equipe que fez toda a diferença no torneio e apoio do Comitê Olímpico do Brasil como no Projeto Conexão Santiago e da Área de Desenvolvimento da Mulher no Esporte, muito importantes para alcançarmos nossos objetivos. Em junho teremos os nomes dos lutadores definidos e vamos trabalhar para bater também o recorde de medalhas em Jogos”, afirmou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

 

O Brasil subiu ao pódio do Pan-Americano em todos os estilos. No estilo greco-romano, Kenedy Pedrosa conquistou a medalha de prata na divisão 72kg. Igor Queiroz e Eduard Soghomoyan levaram bronze nas categorias 97kg e 130kg, respectivamente. Ronisson Brandão foi 5º colocado e classificou a categoria 87kg para Santiago 2023. No estilo livre feminino, Giullia Penalber levou a prata no peso 57kg  e Laís Nunes o bronze no peso 62kg. Thalia Freitas estreou no Pan-Americano da modalidade com um 5º lugar e classificou a categoria 50kg para Santiago.

 

O estilo livre masculino encerrou a participação nacional no torneio argentino. Cesar Alvan conquistou a medalha de bronze na categoria 74kg e Bruno Nicoletti terminou em 5º lugar na categoria 86kg, posição que classificou o Brasil na divisão de peso para os Jogos Pan-Americanos.

 

Confira abaixo todos os medalhistas do Pan-Americano de Wrestling 2023, a lista de categorias classificadas para os Jogos de Santiago

 

 

Medalhas no Pan-Americano de Wrestling 2023

  • Estilo Greco-Romano

Kenedy Pedrosa – medalha de prata 72kg

Igor Queiroz – medalha de bronze 97kg

Eduard Soghomonyan – medalha de bronze 130kg

 

  • Estilo Livre Feminino

Giullia Penalber – medalha de prata 57kg

Laís Nunes – medalha de prata 62kg

 

  • Estilo livre Masculino

Cesar Alvan – medalha de bronze 74kg

 

  • Categorias classificadas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Estilo Greco-Romano: 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg

Estilo Livre Feminino: 50kg, 57kg e 62kg

Estilo Livre Masculino: 74kg e 86kg

 


Deixe seu comentário


Publicidade