Esportes

Amapaense é convocada para disputar Mundial de atletismo paralímpico em Paris

Wanna Brito, de 26 anos, é a única amapaense convocada para compor a delegação brasileira na competição. O evento será realizado entre os dias 8 a 17 de julho


 

Lana Caroline*
Da Redação

 

Nesta quarta-feira (31) o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 51 atletas e 11 atletas-guia para o Mundial de atletismo paralímpico em Paris, que será realizado entre os dias 8 a 17 de julho deste ano. A amapaense Wanna Brito, de 26 anos, foi a única do estado a ser convocada para compor a delegação brasileira.

 

Segundo os critérios do CPB, a convocação da delegação brasileira foi feita com base nos sete medalhistas de ouro nos Jogos de Tóquio 2020, nos 10 atletas que obtiveram o Índice A 2022 da modalidade em competições homologadas pelo World Para Athletics (WPA) e outros 34 competidores que ficaram ranqueados mundialmente nas quatro melhores colocações das suas respectivas classes.

 

A amapaense, recentemente, quebrou o recorde das Américas no lançamento de club e peso no Circuito Paralímpico de Atletismo, em São Paulo. Wanna também esteve compondo a delegação brasileira no Grand Prix Marrakesh 2023, aonde conquistou uma medalha de ouro e uma de prata.

 

 

A atleta disputa na classe F32 (para atletas com paralisia cerebral severa) e é atualmente a 1ª no ranking mundial do arremesso de peso e 2ª no lançamento de club em sua classe.

 

O Mundial de atletismo de Paris será o maior evento paralímpico na França antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição vai ser realizada no Estádio Charlety, local que já sediou etapas do Grand Prix da modalidade.

 

O atletismo é uma das modalidades mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é a que obteve a maior quantidade de medalhas para o Brasil, com 170 pódios no total.

 

*Com informações do CPB

 


Deixe seu comentário


Publicidade