Cidades

Governo lança campanha de multivacinação para menores de 15 anos

Programação focada em crianças e adolescentes ofertará 16 vacinas de rotina, além da contra corona vírus


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O governo do estado do Amapá lança a Campanha Nacional de Multivacinação 2023, que terá abertura neste sábado, 15, das 9h às 12h, na praça Veiga Cabral. Durante a ação de imunização, a Superintendência de Vigilância em Saúde, SVS, disponibilizará 17 tipos de vacina.

 

O propósito da multivacinação é incentivar os pais e responsáveis a levarem os pequenos para atualização do cartão de vacinação. Para 2023, a campanha nacional do Ministério da Saúde foca na população de até 15 anos.

 

A campanha será organizada pela Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá e disponibilizará também música para os pequenos, além do ‘Certificado de Coragem’. O começo da ação contará com a presença do coordenador do PNI, Éder Gatti.

 

 

 “É uma ação focada nas vacinas de poliomielite, paralisia infantil, meningite, enfim, doenças que não temos mais; são vacinas que tomei quando pequeno e agora é vez de vacinar as crianças. A ideia é que a população procure as unidades de saúde”, disse Éder.

 

A partir de sábado, as unidades básicas de saúde do Amapá disponibilizarão 17 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha será encerrada dia 30 do presente mês.

 

 

“Esse trabalho tem foco nos 16 municípios do estado, de Laranjal até ao Oiapoque. Aqui também a Prefeitura de Macapá disponibilizará vacinas. Essa campanha é de imunização de rotina; é importante as crianças estarem protegidas de doenças previníveis”, declarou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

 

Das vacinas disponibilizadas estão: BCG, hepatite A, hepatite b, penta (DTP/Hib/hep. B), pneumocócica 10-valente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), vacina rotavírus humano (VRH), meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla aldulto), dTpa (DTA adulto), Menigocócica ACWY e Covid-19.

 


Deixe seu comentário


Publicidade