Setentrião recebe trasladação da imagem de São Tiago e São Jorge
Palácio comemora chegada dos itens sacros do município mazaganense com falas e danças culturais

Wallace Fonseca
Estagiário
O Palácio do Setentrião recebeu na manhã desta quinta-feira, 13, as imagens de São Tiago e de São Jorge, referentes à comemoração corrente da festa que leva o nome do primeiro Santo. A cerimônia contou com os tradicionais participantes do festejo, além de cantorias e falas culturais que salientam a importância histórica do distrito de Mazagão Velho.
“Muito da cultura que nós temos no estado do Amapá hoje deriva do que foi criado a partir de Mazagão Velho, a partir da festa de São Tiago, por isso, prestigiar esse evento é prestigiar a cultura do estado; para cada ano, em torno de 50 mil pessoas se deslocam para Mazagão Velho; o papel do governo é fortalecer essas atividades culturais”, disse Teles Júnior, governador em exercício.
A comitiva da Festa de São Tiago contou com Domingo Cruz Videira como figura de São Tiago; John William Ferreira dos Reis, como figura de São Jorge; Antônio Carlos Alves Balieiro, como Atalaia; e Adan Samir Santos Silveira, como Menino da Caldeirinha. Além desses, se fizeram presentes o corpo que compunha os demais personagens dos festejos, sendo eles os mouros, os cristãos, caixeiros, atiradores e figurantes.
“Houve diálogos com a Prefeitura de Mazagão Velho, com os festeiros; existe uma associação que cuida desse patrimônio, dessa logística, desse fazer cultural. A Secretaria de Cultura conversou com esses entes para construir a melhor programação, considerando as particularidades e as necessidades da população de Mazagão Velho”, declarou Clicia de Miceli, secretária de estado da cultura.
No Salão Nobre do Palácio de Sententrião foi onde os festeiros realizaram suas tradicionais danças e onde ficaram expostas as imagens sacras do festejo. Dentre o que foi apresentado, se destaca a apresentação de música de dança dos cavaleiros, que com toda sua indumentária desempenharam a tradicional Roda de Dança Vominê, esta, composta apenas por homens.
“Pra gente é uma emoção muito grande, como cavaleiro este ano tive a sorte de ser figurante de São Tiago. Hoje a gente começa a divulgar nossa festa que já é conhecida em todo estado; a gente tem esse papel fundamental que é transmitir a festa pro resto da população”, disse Domingos.
Para o encerramento da solenidade cultural, foi executada a música ‘Festa de São Tiago’, do artista amapaense Fineias Nelluty. A comitiva de festeiros continuará na capital do Amapá pelos próximos três dias, onde visitará instituições públicas e residências. O grupo agrega quase 30 participantes, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores.
Deixe seu comentário
Publicidade





