Esportes

“Quero disseminar conhecimento e conhecer a realidade de cada estado”, diz técnico da Seleção Brasileira de Futsal durante vinda ao Amapá

Marquinhos Xavier está em Macapá ministrando a ‘Clínica de Atualizações para Treinadores de Futsal’. O evento é parte das comemorações do aniversário de 40 anos da Fafs


 

Lana Caroline
Editora de Esportes

 

Nos dias 07 e 08 de agosto, aconteceu a Clínica de Atualizações para Treinadores de Futsal, promovido Federação Amapaense de Futebol de Salão (Fafs), e teve como ministrante o treinador da Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier. O evento fez parte das comemorações do aniversário de 40 anos da federação

 

“É um desafio planejar tudo isso e trazer pessoas como o Marquinhos Xavier e fazer com que entendam a importância dessa capacitação. Estamos felizes por ter alcançado nosso objetivo. Nunca que a Federação tinha conseguido trazer um treinador de seleção brasileira aqui e quem ganha com tudo isso são os atletas e treinadores”, disse Robson Handerson, presidente da Federação Amapaense de Futebol de Salão.

 

O curso ministrado teve como público alvo treinadores, professores, acadêmicos e/ou bacharéis de Educação Física e reuniu cerca de 60 pessoas.

 

“Pela primeira vez estou vindo à Macapá e era um sonho. Tenho vontade de visitar todos os estados do país com a ideia de conhecer a realidade do futsal no Brasil, pois hoje a modalidade está mais centralizada no sul e sudeste, gerando um problema estrutural que a gente precisa resolver porque acaba ceifando a possibilidade de outras pessoas, que tem qualidade técnica, chegar a um grande clube. Quero disseminar conhecimento e conhecer a realidade de cada estado.” , disse Marquinhos Xavier.

 

 

Sobre o palestrante

Marquinhos Xavier é graduado em Educação física com Especializações em Ciências do Movimento Humano e Fisiologia do Exercício e é Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID/UFRGS.

 

Xavier começou sua carreira profissional, em 2002, como Preparador Físico e Assistente Técnico. Em 2005 assumiu o cargo de Técnico e desde então tem realizado brilhantes trabalhos a frente de suas equipes. Desde 2017 ocupa o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Futsal.

 

Marquinhos Xavier possui diversos títulos como o de Campeão da LNF 2015, Taça Brasil 2016, Tricampeonato da Libertadores da América, Bicampeão da Liga Sudamericana de Futsal (2017/2018), Campeão do Grand Prix de Seleções 2018 e Vice-Campeão Mundial (Doha 2016 e Bangkok 2018), além de títulos estaduais como Bi Campeão Paranaense e Bi-Campeão Gaúcho.

 

O treinador foi eleito por duas vezes o Melhor Técnico da Liga Nacional de Futsal – LNF (2010 e 2015) e indicado por 5 vezes ao Prêmio de Melhor Técnico de Futsal do Mundo (Clube e Seleção) (Futsal Planet).

 


Deixe seu comentário


Publicidade