Cidades

Projeto ‘Uma Mãozinha’ oferece cirurgias para acometidos de deformidades congênitas

Procedimentos cirúrgicos atendem 16 pacientes, incluindo crianças e adolescentes de até 17 anos


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O Governo do Amapá executa o projeto ‘Uma Mãozinha’, que se destina ao atendimento e oferecimento de cirurgias para pessoas com deformidades congênitas nos membros superiores. O projeto é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, SBCM. Serão três dias de procedimentos no Hospital de Clínicas ‘Dr. Alberto Lima’, Hcal.

 

“A ideia do projeto começou com um curso da Regional Norte Centro-Oeste de Cirurgia da Mão, que neste ano vai ser aqui no Amapá. Então aproveitamos a vinda dos colegas de fora para criar uma força-tarefa e conseguir fazer todas as cirurgias dos pacientes que estavam aguardando”, informou Dirceu Lima, coordenador regional do projeto.

 

 

Dirceu também informou que o projeto segue de forma excelente, com apoio de colegas de vários estados do Brasil, como de Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pará e Recife.

 

“Foi uma proposta bem aceita, uma procura grande e até acima da média do esperado. Nossa meta é diminuir o máximo possível as deformidades nas mãos dessas crianças, para poder desenvolver as funções futuras”, disse Dirceu.

 

 

“Isso é um alerta para quem tiver alguma deformidade na mão para que possa procurar essas cirurgias e voltar a ter seus movimentos normais. As cirurgias serão realizadas hoje e nos próximos dois dias, 12 e 13 de outubro”, declarou Silvana Vedovelli, secretária estadual da saúde.

 

Os profissionais que chegam ao Amapá irão realizar os procedimentos cirúrgicos em 16 pacientes, que incluem crianças e adolescentes. Além do Hcal, o Hospital da Criança e do Adolescente, HCA, também auxilia no projeto, com acolhimento dos pacientes pequenos e no apoio pré e pós-operatório.

 


Deixe seu comentário


Publicidade