Estudantes do Amapá participam da Mostratec, a maior feira de ciência da América Latina
Estudantes de Macapá, Porto Grande e Santana/AP participam na 38ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Seis trabalhos do Amapá vão ser apresentados na 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Macapá, Porto Grande e Santana vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da engenheira, meio ambiente, robótica e questões sociais.
Do estado do Amapá vêm seis trabalhos, sendo dois de Macapá, três de Porto Grande e um de Santana.
De Macapá, da Instituto Nacional Leva Ciência, vêm os trabalhos que tem como título “Ecofiltro: aproveitamento da casca do camarão macrobrachium amazonicum como componente principal para o tratamento de água”, pesquisado por Bruna Guimarães Corrêa e “Agenda 2030: robô solar”, elaborado por Eloysa Machado Pereira e Daniel Pereira de Brito.
Já de Porto Grande, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, são apresentados os projetos “Draum 2.0 (drone de baixo custo para monitoramento da biodiversidade de reservas ambientais”, feito por Anthony de Souza Rodrigues; “reciclobot (robô para monitoramento ambiental desenvolvido através da metodologia upcycling”, estudado por Carlos Antony Moraes dos Santos, Gustavo Braga de Sousa e Pablo Cleo Silva Marques e “B.S.R (bomba d’água sustentável e reciclada de baixo custo)”, esmiuçado por Cailan Silva Nascimento e Cauã Silva Nascimento.
Do município de Santana, do Instituto Federal do Amapá (Campus Santana), é exposto o trabalho “Eco-verde: a democratização do transporte agrícola para microempreendedores ribeirinhos”, redigido por Lurdes Maria Farias Mendes, Fabrina da Silva Carvalho e Maiane Damasceno Machado.
No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/oficialmostratec
Deixe seu comentário
Publicidade
