Cidades

Amapá receberá ‘Encontro Guias Pelo Brasil’, em 2025

Orientadores de turistas visitam estado para reconhecimento de locais para reunião que, segundo organizadores, espera mais de duzentas profissionais da área de excursionismo 


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

O turismo é uma das atividades que mais crescem no país, e até o ano de 2027 deverá alcançar 9,1% do PIB nacional, e em 2025 o Amapá receberá o ‘Encontro Guias Pelo Brasil’. Dando mais informações sobre o assunto, o fundador do maior grupo de guias Felipe Rocha, profissional do turismo potiguar, falou em entrevista exclusiva ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9). Nesta segunda-feira, 23.

 

“Estamos aqui fazendo as visitas técnicas para trazer nosso encontro para cá; essas visitas técnicas incluem vários municípios e pontos turísticos e, claro, o acompanhamento da pessoa que deu o pontapé inicial do Amapá. A Gilca Suarez, a convite da secretaria e do Iepa, estamos representando a categoria. Nossa palestrante, Aracy Sales, de São Paulo, falará hoje à tarde, no Museu Sacaca”, informou Felipe.

 

O grupo liderado por Felipe Rocha tem mais de dois mil guias de turismo credenciados, e a tendência para o evento de 2025 é que sejam trazidos o maior número possível de integrantes. “Vamos divulgar o Amapá mais do que vem sendo divulgado; as redes sociais do estado estão de parabéns, são vídeos e fotos que estimulam a curiosidade do visitante, daremos ajuda também nas redes sociais”, declarou Felipe.

 

Para o Encontro Guias Pelo Brasil 2025 são esperados mais de duzentos  profissionais do turismo. “É uma novidade esse evento que a gente está fazendo, a convite da secretária de turismo, Anny Monte, que tem feito um trabalho muito especial pelo estado. Por isso estamos aqui; vamos levar a melhor imagem do Amapá e trazer muita gente para cá”, conclamou Felipe.

 

“Qualquer tipo de roteiro turístico que você precise se deslocar dentro do país, dentro do Amapá ou de outro estado do país, seja em visita, ou para informações você precisa de guia turístico credenciado pelo Ministério do Turismo. Esse guia te passa as informações corretas, pois ele se instruiu para isso, e nada melhor que ter a segurança de um profissional passando a informação correta”, disse Felipe Rocha.

 

Sobre a formação de guias turísticos, Felipe informou: “É um curso dado pelo Senac ou por outras empresas que lhe credenciam para o Ministério do Turismo; esses cursos normalmente duram pouco mais de ano, dependendo da categoria que você está fazendo, e tem também a categoria online, você faz uma prova e se tiver uma nota acima da média você terá seu certificado e pode receber seu ‘Cadastur’, que o cadastro de profissionais”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade