Esportes

‘Vai ser inspiração para outros meninos’, celebra pai de amapaense medalhista de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros

Victor Alejandro, de 13 anos, é aluno da Escola Estadual José do Patrocínio e participou de competições de ciclismo


 

O estudante-atleta Victor Alejandro sempre foi apaixonado por ciclismo: com apenas 2 anos, pediu para o pai tirar as rodinhas de sua bicicleta para ‘andar igual aos adultos’ e aprendeu a pedalar quase ao mesmo tempo em que aprendeu a falar. Hoje, aos 13 anos, o aluno da Escola Estadual José do Patrocínio, no bairro da Fazendinha, em Macapá, faz parte do grupo de estudantes amapaenses que conquistaram uma medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs).

 

Para o ciclismo amapaense, essa é uma conquista inédita nos jogos. O pai de Victor, Villi Trindade, coordena o projeto CicloVili Visão do Amanhã, que funciona na Fazendinha. Além do próprio Victor, a iniciativa atende outros jovens que sonham em seguir uma carreira no ciclismo. Vili Trindade é cheio de orgulho e acredita que o filho é uma esperança para o futuro da modalidade no estado.

 

“Nunca um atleta do Amapá ganhou uma medalha de ouro no ciclismo nos Jebs, e depois de uma vitória desse tamanho, outros jovens são encorajados a seguir nessa linha, já recebemos muitos contatos de pais que querem colocar os filhos no projeto, inspirados pela conquista do Victor”, contou Trindade.

 

Preparativos

O estudante treinou durante seis meses para a competição em diferentes terrenos como a estrada do Curiaú, a rodovia Norte-Sul, e a rodovia que dá acesso ao município de Mazagão, tudo isso prevendo os diferentes cenários que poderia encontrar ao longo da competição, e todo esforço foi recompensado.

 

Mas se engana quem pensa que o ouro foi sua única conquista durante o evento. Victor nunca havia viajado anteriormente de avião e, através das suas vitórias nas pistas, pôde ter essa experiência pela primeira vez.

 

“O que mais me chamou atenção foi poder ver as paisagens que eu pude enxergar lá de cima, foi uma experiência muito legal”, disse o estudante.

 

 

Amapá nos Jogos Escolares

A delegação do Amapá fechou sua participação no Jebs com 29 medalhas, sendo 5 de ouro, 11 de prata e 13 de bronze. O Governo do Amapá investiu R$ 300 mil em apoio logístico e material para os estudantes que participaram do evento. Confira os medalhistas amapaenses

 

JUDÔ

Ludimyla Souza – Escola Estadual Anchieta – Prata

Riquelme Ledo – Escola Estadual Nilton Balieiro – Prata

Alexandre Lacabanne – Escola Estadual José do Patrocínio – Prata

Jennifer Souza – Escola Estadual Lauro Chaves – Bronze

Jaiane Couto – Escola Estadual Antonia Santos (Mazagão Velho) – Bronze

 

NATAÇÃO

Marcos Gabriel – Escola Estadual Barão do Rio Branco – Ouro

 

KARATÊ

Marie dos Santos – Escola Visconde de Mauá – Prata

Carlos Eduardo – Escola Estadual Prof Joanira Del Castillo (Santana) – Prata

Sofia Silva Oliveira – Escola Municipal Raimunda Capiberibe (Laranjal do Jari) – Bronze

 

ATLETISMO ADAPTADO

Lívia Nathaly Nascimento – salto a distância – Escola Estadual Prof Antonio Ferreira Lima Neto – Prata

Gabriel Damasceno – prova 80m rasos – Escola Estadual Prof Antonio Ferreira Lima Neto – Prata

Lívia Nathaly Nascimento – arremesso de Peso – Escola Estadual Prof Antonio Ferreira Lima Neto – Bronze

 

BASQUETE

Equipe de basquete feminino – Escola Estadual José Bonifácio (Curiaú) – Bronze

 

TAEKWONDO

Elizabeth Portugal – Escola Estadual Antônio Messias – Prata

José Silva – Escola Estadual Prof Nancy Nina da Costa – Prata

Vinícius Jr – Escola Estadual Lauro Chaves – Prata

Maria Paula Andrade – Escola Estadual Gonçalves Dias – Bronze

Ana Beatriz Carvalho – Escola Estadual Santina Rioli – Bronze

 

WRESTLING/LUTA OLÍMPICA

Laynne Gabriely Ferreira Tolosa – Escola Estadual Lima Neto – Prata

Kauã Gustavo Santos – Escola Estadual José do Patrocínio – Ouro

Isabella Ferreira – Escola Estadual Duque de Caxias – Ouro

Lorrane lahis Vilhena – Escola Estadua Augusto dos Anjos – Bronze

Kamily Gabriely Félix – Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Bronze

João Pedro – Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques – Bronze

Mario Victor – Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Bronze

Davi Costa – Escola Estadual Antônio Messias – Bronze

 

CICLISMO

Victor Alejandro Lopes da Silva – Escola Estadual José do Patrocínio – Ouro

 

BADMINTON

Andella Victória Silva Alves e Kurt Cobain Pureza Leão (dupla mista) – Escola Teotônio Brandão Vilela (Vitória do Jari) – Prata

Klaus Alves Rodrigues e Kurt Cobain Pureza Leão (dupla masculina) – Escola Francisca Araújo e Escola Teotônio Vilela – Bronze

 


Deixe seu comentário


Publicidade