Cidades

ONG Carlos Daniel lança projeto ‘Brilho de Esperança’

Ação tem como objetivo conscientizar população sobre importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, através de blitzen educativas, palestras e distribuição de material


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

A ONG Carlos Daniel, liderada por Agenilson Silva, em parceria com o mandato do senador Lucas Barreto, que disponibilizou emenda no valor de R$ 350 mil para a execução do projeto, com intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o projeto Brilho de Esperança, que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

 

Na cerimônia de lançamento, nesta segunda-feira, 27, estavam presentes, além dos responsáveis pela ação, familiares e crianças acometidas com câncer e, conforme dito por Agenilson, essa aproximação gera suporte emocional, psicológico e emocional.

 

Outra fala de destaque foi expressada em um vídeo exibido durante o lançamento, que ressalta que muitas crianças doentes não têm a aparência esperada de um paciente oncológico, que seria de uma pessoa magra e sem cabelo.

 

 

“A informação é primordial na luta contra o câncer, ainda mais no segmento infantojuvenil. Sabemos que o serviço de oncologia pediátrica no Amapá é inexistente, então nós estaremos fazendo uma dinâmica de blitzen educativas, palestras em alguns municípios, levando essas informações dos sinais e sintomas e da importância do diagnóstico precoce”, informou o líder.

 

Agenilson também informou que os municípios que não receberão visita do projeto terão acesso a material educativo que será enviado para as secretarias municipais de educação e saúde, educadores e profissionais de saúde, para que repassem os conhecimentos dos sinais e sintomas do câncer.

 

 

“Se o câncer for descoberto no início, tem cura, isso está provado. É isso que nós queremos levar para todo o Amapá esse trabalho da ONG Carlos Daniel, que vai acolher as demandas das regiões do interior. Temos aportes para Unacon, governo do estado e Hospital do Amor; também aportamos recursos para os atendimentos no Hospital São Camilo, que também tem recursos para cirurgias oncológicas”, disse o senador Lucas Barreto.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade