Esportes

Escola Municipal Elita Nunes Melo realiza primeiro torneio de Xadrez

Jogo teve seis rodadas que computavam pontos, os enxadristas foram divididos aleatoriamente entre as séries 1° ao 5° ano 


 

A Escola Municipal Elita Nunes Melo realizou na manhã desta sexta-feira (22), o primeiro Torneio de Xadrez da instituição. 44 alunos participaram, no nível 1 (1° e 2° ano) e no nível 2 (3°, 4° e 5° ano).

 

Reis, rainhas, torres, peões, cavalos, bispos são peças do famoso jogo de mesa recreativo e dinâmico para dois jogadores. Os alunos estavam animados e ansiosos para iniciar a partida. O jogo teve seis rodadas que computavam pontos, os enxadristas foram divididos aleatoriamente entre as séries 1° ao 5° ano, jogando as seis rodadas.

 

 

Maria Clara, de 11 anos, estudante do 5° ano, participou do torneio de Xadrez, e falou da emoção de ter ganhado uma das seis partidas. “Estou gostando de estar participando desse momento, eu já jogava xadrez, aprendi com meu primo, mas o professor ensinou mais”, disse.

 

Silmara Gama, mãe do Caio, estudante do 2° ano, estava animada e esperançosa com a participação do filho na competição. “Estou com expectativas boas, mas entendo que além de ganhar, meu filho precisa se divertir”, disse sorrindo.

 

O diretor da escola Elita Nunes, Alban Cordeiro, destacou que o projeto foi desenvolvido no decorrer do ano, e hoje foi a culminância. A seleção dos 42 estudantes aconteceu por seletiva dos que mais se destacaram no Xadrez. Além disso, o gestor da escola ressaltou a importância de práticas educativas por meio de brincadeiras recreativas.

 

 

“O jogo de xadrez contribui no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, interação social e respeito entre os alunos”, disse.

 

Sandro Costa, professor de matemática e coordenador do projeto de Xadrez na escola, comentou que o objetivo do projeto é pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades como: concentração e raciocínio.

 

“O xadrez ajuda a pensar e analisar, os alunos respondem de forma impulsiva, com isso, o jogo auxilia na concentração de ações”, relata.

 

Para mais, o coordenador do projeto, frisou que apesar de ser uma competição, os estudantes precisam estar felizes. Os finalistas das categorias 1 e 2 receberam dois tabuleiros grandes para o primeiro lugar, dois tabuleiros médios e mais cinco tabuleiros até o sétimo lugar.

 

Pedro Henrique, de 11 anos, aluno do 5° ano, foi o campeão no Nível 2, vencendo cinco partidas do torneio. Ele comentou que não jogava xadrez e aprendeu com o professor nas aulas voltadas para o esporte.

 

 

Confira finalistas:

Nível 1  ( 1° e 2° ano)     

1 –  Victor Kawã Costa

2 –  Arthur Cauã Assunção

3 – Pedro Henrique Santos

4 – Vitor Guilherme Paixão

5 – Davi Gabriel Batista

6 – João Victor Quaresma

7 – Pérola De Jesus

 

Nível 2 (3°, 4° e 5° ano).

1 – Pedro Henrique Fogaça

2 – Thiago Lorran Sousa

3 – David Rian Santos

4- Eryck Ramon

5- Luiz Phelipe Lima

6 – Yasmim Rafaele

7-  Brenno Manuel Costa

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade