‘Gigantes da FAB’: projeto possibilita estudantes a conquistarem título do campeonato estadual de basquete sub-16
Alunos da escola Gabriel Almeida Café, fizeram história na classificação e representarão o estado nos Jogos da Juventude em João Pessoa (PB), em novembro

Pela primeira vez, alunos da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café, em Macapá, foram vencedores na categoria sub-16 do Campeonato Estadual promovido pela Federação Amapaense de Basquete (FAB), na segunda-feira, 21. Os atletas foram classificados para a competição nacional e vão representar o Amapá nos Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB), em novembro.
Os estudantes da rede pública de ensino não mediram esforços para treinar e vencer os adversários dos clubes estaduais de basquete. A instituição foi convidada a participar da competição devido ao projeto social conhecido como “Gigantes da FAB”, que já conquistou prêmios anteriores, além de ser destaque nos torneios escolares estaduais.
“Fico muito feliz por essa conquista e também por poder representar o Amapá em outro estado. Essa é uma grande oportunidade, estou ansioso pelo dia da disputa e me esforçando ao máximo para que a gente traga esse título”, celebrou o atleta do 1º ano do Ensino Médio, Moises Freitas, de 16 anos.
O projeto de basquete “Gigantes da FAB” é desenvolvido há três anos com times femininos e masculinos. Em 2023, a equipe feminina representou o Amapá nos Jogos da Juventude, em São Paulo, e retornaram como campeãs nacionais. Os atletas são apoiados com uniforme escolar, comodidade e uso programado do ginásio poliesportivo da escola.
“A escola tem vários projetos sociais, um deles é do basquetebol, que traz muitos resultados. Neste ano, nós ganhamos o 3×3 feminino, viajaram para o estado de Tocantins e ficaram entre as oito melhores equipes do Brasil. Ganhamos o estadual escolar, os torneios de verão e agora ganhamos o sub-16 da federação e vamos viajar para representar o estado nos Jogos da Juventude em João Pessoa”, ressalta o técnico do time de basquete, Hemerson Dias.
O fomento às práticas esportivas é fundamental para estimular e democratizar oportunidades aos jovens de escolas públicas para competirem mundo afora. O diretor escola, Rhuam Marinho, mostrou-se orgulhoso dos alunos e pontuou sobre a importância dos jovens terem apoio na trajetória esportiva.
“A escola está em clima de vitórias, temos sempre que incentivar esses garotos. Para treiná-los precisamos prepará-los em um ambiente de boa estrutura, então agradeço por todo apoio e contamos com nossos parceiros da Secretaria de Educação do Governo do Amapá, da Federação do Basquete e de toda a equipe escolar”, destacou o diretor.
Deixe seu comentário
Publicidade



