Amapá encerra participação nos Jogos da Juventude com 11 medalhas
Ao todo, foram duas medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze

Lana Caroline
Editora de Esportes
Momentos inesquecíveis, conquistas, despedidas e determinação marcaram o final dos Jogos da Juventude, que encerrou nesta quinta-feira (28). A competição aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e reuniu cerca de 4 mil alunos, incluindo os estudantes-atletas amapaenses, que trouxeram na bagagem 11 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
Na primeira fase, o Amapá disputou nas modalidades de taekwondo, tênis de mesa, judô, ciclismo e badminton, trazendo uma medalha de prata e uma de bronze, com os judocas Carlos André Batista Pinheiro, de 16 anos, da Escola Almirante Barroso e João Victor Picanço Riol, de 16 anos, da Escola Prof. Gabriel de Almeida Café.
No segundo bloco, os estudantes-atletas amapaenses disputaram as modalidades de águas abertas, basquete, natação, triathlon, vôlei de praia e wrestling, trazendo pra casa duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. Os ouros vieram do wrestling com Thiago Henrique e na categoria por equipes, ambos no estilo livre. A prata foi conquistada, também no wrestling, por Bruno Eduardo. Os bronzes foram vieram da natação com Kenzo Pinon (200m borboleta) e João Pedro Macedo (50m borboleta e 100m borboleta).
O terceiro e último bloco, as modalidades atletismo, handebol e vôlei contaram com a participação amapaense e com feito inédito. Foram duas medalhas de prata e uma de bronze. A atleta Áquiza Silva (800m), do atletismo, e as meninas da Escola Nei, do vôlei (3ª divisão), conquistaram as medalhas de prata, e com direito a vaga para a segunda divisão, feito inédito no vôlei feminino. O bronze veio com o atleta Saulo Araújo (200m), do Ifap, no atletismo.
Com esse resultado, o Amapá encerrou a participação nos Jogos da Juventude 2024 na 16ª posição no quadro geral de medalhas, sendo o terceiro melhor estado da Região Norte, ficando atrás apenas do Amazonas, que fechou em 15º lugar. Em 2023, o Amapá conquistou 14 medalhas.
Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação amapaense contou com a participação de 180 pessoas, entre técnicos, atletas, fisioterapeutas e staff. O Amapá participou de 14 modalidades, entre elas coletivas e individuais.
Deixe seu comentário
Publicidade





