Esportes

Projeto ‘Viver é Bom’ promove saúde e bem-estar para idosos na quadra do CEU das Artes, no Infraero 2

Iniciativa atende idosos com atividades físicas gratuitas, promovendo saúde, convivência social e prevenção de doenças na terceira idade


 

Elson Summer
Da Redação

 

Com mais de dez anos de atuação, o projeto ‘Viver é Bom’ continua transformando a vida de centenas de idosos em Macapá. Agora com atividades realizadas na quadra do CEU das Artes, no bairro Infraero 2, o projeto oferece uma rotina saudável, com exercícios físicos orientados, promovendo qualidade de vida, saúde mental e bem-estar à população da terceira idade.

 

 

A iniciativa é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e para participar o idoso deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, onde receberá encaminhamento para a realização de exames de rotina, medida que garante segurança durante as atividades físicas.

 

Atualmente, são 17 grupos de educadores físicos, com média de 50 a 60 idosos em cada grupo, reunindo centenas de participantes em toda a cidade. A proposta vai além dos exercícios: ela promove o convívio social, estimula o cuidado com a saúde e ajuda na prevenção de doenças comuns na terceira idade.

 

 

As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, e são gratuitas. Os interessados podem procurar diretamente a UBS do Infraero 2 ou comparecer ao local das atividades com o cartão do SUS.

 

Entre os principais benefícios da prática de exercícios físicos para os idosos estão aumento da autoestima, controle da gordura corporal, ganho de força muscular e densidade óssea; melhora da flexibilidade, redução da tensão muscular e da insônia, melhoria no humor e bem-estar emocional.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade