Cidades

TCE/AP lança campanha de arrecadação de livros infantis

Iniciativa integra o projeto “Juntos pela Educação”, uma iniciativa do TCE/AP, que possui em seu segmento o “TCendo Leitura”


 

O Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) realiza, de 26 a 29 de novembro, o “TCE na Comunidade”, no município de Calçoene. Nesta 8ª edição, uma das iniciativas é arrecadar livros, em especial, de literatura infantil para doar ao acervo da biblioteca da Escola Municipal Saturnino dos Anjos Sacramento. As entregas podem ser feitas na sede do Tribunal na Avenida FAB, ou nos anexos localizados na Avenida Mendonça Furtado, 632, e Procópio Rola 675, das 7h30 às 13h30.

 

A iniciativa integra o projeto “Juntos pela Educação”, uma iniciativa do TCE/AP, que possui em seu segmento o “TCendo Leitura”, que beneficia os alunos e fortalece a educação pública. A ação estreita os laços com a comunidade e contribui para o desenvolvimento educacional do Amapá.

 

 

“O projeto foi idealizado pela doutora e conselheira substituta Terezinha Botelho, que visa arrecadar livros para distribuir às escolas municipais e estaduais. Costumo falar que a leitura é muito importante para a vida de todos nós. Todas as pessoas que chegaram ao seu campo profissional hoje, foi graças à leitura dos livros que tiveram em mãos. Então, o projeto TCendo Leitura vem somar com a sociedade trazendo a valorização da leitura nas escolas”, destaca o técnico de Controle Externo do TCE/AP, Marcio Barros.

 

Projeto TCE na Comunidade

O TCE na Comunidade é um projeto criado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá que reforça o papel fiscal do cidadão na aplicação dos recursos públicos. O evento visa aproximar a Corte de Contas da população e promover ações educativas e de capacitação, que levam à comunidade atendimentos em diversas áreas. A população pode participar de palestras, capacitações, oficinas e outras atividades educativas sobre temas como cidadania, controle social, direitos e deveres dos cidadãos.

 

 

As primeiras edições aconteceram em agosto e novembro de 2019, em Porto Grande e Oiapoque. Em 2021, a 3ª edição foi realizada em novembro, nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari. No ano seguinte, nos meses de junho e novembro, a 4ª e a 5ª edição aconteceram nos municípios de Mazagão e Amapá. A 6ª edição ocorreu em outubro de 2023, sendo realizada em dois municípios: Pedra Branca e Serra do Navio. Por fim, a 7ª edição ocorreu em outubro de 2024, no município de Tartarugalzinho.

 

No ano de 2022, o projeto TCE na Comunidade foi validado como Boas Práticas pela Comissão do MMD da Atricon. Em 2023, ultrapassou fronteiras nacionais e internacionais. A iniciativa cumpre um papel essencial ao engajar a população na fiscalização da gestão pública e garantir que os recursos sejam bem aplicados.

 


Deixe seu comentário


Publicidade