Prefeitura de Macapá lança programa “Vida no Trânsito” para reduzir acidentes e intensificar segurança viária
Iniciativa também institui a Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, que reúne órgãos municipais para fortalecer a gestão da segurança viária

A Prefeitura de Macapá lança na última quarta-feira (26) o programa “Vida no Trânsito Macapá”, uma campanha voltada para a redução de acidentes, mortes e lesões no trânsito da capital. A iniciativa também institui a Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, que reúne órgãos municipais para fortalecer a gestão da segurança viária.
O programa reúne ações de conscientização, educação e fiscalização. Entre as medidas previstas estão a intensificação da fiscalização em pontos de maior fluxo de veículos, reorganização dos radares para o controle de velocidade, além de campanhas educativas sobre respeito à sinalização, limites de velocidade, uso do cinto de segurança e equipamentos de proteção.
A Comissão Intersetorial será responsável por planejar e executar políticas de educação e medidas efetivas de trânsito. Participam do grupo as secretarias municipais de Saúde, Educação, Comunicação, o Gabinete Civil, a Guarda Municipal e a CTMac. Em conjunto, esses órgãos vão planejar instrumentos e estratégias para reduzir o número de acidentes na cidade.
O programa segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a educação, a engenharia e a fiscalização como pilares essenciais para a preservação da ordem pública e da segurança viária.
Medidas de mobilidade urbana que contribuem para a fluidez no trânsito de Macapá.
A Prefeitura implantou 10 sistemas binários em diferentes regiões: Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste, com intuito de melhorar a circulação, são vias com mais faixas com veículos indo para o mesmo sentido. Além disso, o município já ultrapassou 284 km de pavimentação, totalizando mais de 700 vias pavimentadas, ampliando a mobilidade urbana e a segurança nas deslocações.
Entre as principais vias estruturantes lançadas pela gestão, estão:
- Via Expressa Aníbal Barcellos
- Via de Interligação Hildebrando Gurgel Júnior
- Via de Interligação Valderi Alencar Lima
- Via de Interligação Dona Zuila
Essas interligações ampliam rotas, distribuem melhor o tráfego e contribuem diretamente para a redução de acidentes e congestionamentos.
Deixe seu comentário
Publicidade
