Cidades

Implanon passa a ser oferecido na rede pública de Macapá e reforça o cuidado com a saúde da mulher

Dispositivo de alta eficácia está disponível para mulheres de 15 a 49 anos, mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá


 

A Prefeitura de Macapá iniciou a oferta gratuita do Implanon nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, ampliando o acesso das mulheres ao método contraceptivo seguro e de longa duração. O dispositivo, uma pequena haste inserida sob a pele do braço é reconhecido por sua alta eficácia, praticidade e proteção prolongada, sendo considerado uma das tecnologias mais modernas disponíveis no planejamento reprodutivo.

 

O agendamento para a realização do procedimento, pode ser feito diretamente no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) de qualquer UBS. Para marcar o procedimento, basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. O método está disponível para mulheres de 15 a 49 anos, ampliando as estratégias de cuidado integral e autonomia reprodutiva.

 

Com a nova oferta, Macapá avança na construção de uma rede de saúde mais acolhedora, preventiva e orientada para a promoção da autonomia das mulheres. O município segue investindo em ações que garantem informação, segurança e cuidado contínuo à população feminina.

 

Alessandra Reis, subsecretária de assistência em saúde destacou os requisitos para o uso do dispositivo.

 

 

“Antes do procedimento, a mulher passa por uma triagem. A paciente não pode estar grávida, por isso é necessário realizar o teste de gravidez, além de outros exames rápidos que fazem parte da avaliação. Todas essas orientações serão repassadas às mulheres que procurarem nossos serviços de saúde”, explicou.

 

Josiane Marques, de 22 anos, que realizou o procedimento para colocar o dispositivo, destacou a importância de ter acesso gratuito a um método seguro e de longa duração.

 

 

“Fiz o agendamento na UBS Cláudio Leão, fui muito bem atendida e recebi todas as orientações. A aplicação é indolor e muito tranquila. É muito bom saber que agora tenho um método seguro e gratuito, que vai me ajudar a cuidar melhor da minha saúde”, concluiu.

 

A iniciativa fortalece a Política de Saúde da Mulher no município e reafirma o compromisso da gestão em promover acesso equitativo a serviços essenciais. Ao disponibilizar o Implanon pelo SUS, a prefeitura contribui não apenas para a ampliação das alternativas contraceptivas, mas também para a redução de gestações não planejadas e para o fortalecimento do bem-estar feminino.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade