Governador Clécio anuncia data da inauguração do Centro de Radioterapia do Amapá
Estabelecimento na zona norte de Macapá, autorizado pela Agência Brasileira de Energia Nuclear, será aberto na próxima sexta-feira, 5, com equipamentos e métodos usados no tratamento de cânceres pelas maiores redes hospitalares do país

Douglas Lima
Editor
O governador Clécio Luís anunciou na manhã desta terça-feira, 2, no LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que o Centro de Radioterapia do Amapá será inaugurado sexta-feira, 5, contando com equipamentos e métodos usados no tratamento de cânceres pelas maiores redes hospitalares do país e devidamente autorizado para funcionar pela Agência Brasileira de Energia Nuclear (Aben).
O anúncio foi feito com o governador muito emocionado, depois de ter conversado com o senador Davi Alcolumbre, também com grande teor de emoção, comunicando-lhe a data da inauguração do Centro de Radioterapia. O parlamentar presidente do Congresso Nacional foi o articulador dos recursos necessários para a construção e equipamento do estabelecimento localizado na zona norte de Macapá.
No LuizMeloEntrevista, Clécio fez referência a Henrique Prata, o fundador do Hospital de Amor, nomenclatura que substituiu a Hospital de Câncer de Barretos, organização presente em alguns estados brasileiros, inclusive no Amapá com unidade que trabalha com exames para diagnóstico precoce de câncer. O Centro de Radioterapia funcionará em parceria do governo do estado com o próprio Hospital de Amor.
Apresentando o serviço de combate ao câncer como um marco histórico do estado, o governador Clécio Luís alertou, contudo, que mesmo com o Centro de Radioterapia do Amapá os tratamentos fora de domicílio (TFDs) não vão parar, mas serão significativamente diminuídos. Ele explicou que há certos tumores específicos e outros raros que precisam de protocolos diferentes.
Clécio informou que com o Centro de Radioterapia em funcionamento o governo gradativamente vai criar um Centro de Oncologia para diagnóstico, exame, tratamento e quimioterapia. Ele disse que uma de suas maiores satisfações com a obra a ser inaugurada é a certeza de que a grande maioria dos pacientes de câncer não mais terá que se afastar do Amapá para tratamento, mas sair de casa para se tratar aqui mesmo no estado com a certeza de que logo voltará para o convívio dos familiares.
Deixe seu comentário
Publicidade


