Cidades

Érica Aymoré reforça importância da vacinação

Titular da saúde do município de Macapá alertou que no estado do Pará há alguns casos de meningite registrados; no Amapá não há registro, daí a importância de prevenir a doença com imunizantes


 

Douglas Lima
Editor

 

A secretária municipal de saúde, Érica Aymoré, falou no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta sexta-feira, 20, sobre a importância da vacinação para a preservação da vida, destacando que as UBSs de Macapá já estão abastecidas com vacinas contra a meningite.

 

Como disse a secretária, há cinco vacinas contra meningite – Meningo C, para crianças de três a cinco meses; ACWY, que cobre quatro subgrupos de meningococo em crianças com 12 meses, e que serve de reforço para adolescentes de 11 a 14 anos. Há ainda a Pneumo 10 e Pentavalente, para crianças de dois, quatro e seis meses, e a BCG, contra meningite tuberculosa.

 

Érica Aymoré explicou que a meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada por infecções virais ou bacterianas. Ela alertou que no estado do Pará há alguns casos de meningite registrados. No Amapá não há registro, daí a importância de prevenir a doença com a vacinação.

 

 

Por fim, a secretária alertou que a vacinação é a principal forma de prevenção da meningite, que pode evoluir rapidamente, causar sequelas permanentes e até levar à morte. A imunização está disponível gratuitamente pelo SUS em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município de Macapá, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 


Deixe seu comentário


Publicidade