Ijoma faz pré-lançamento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
Evento aconteceu nesta sexta-feira, na sede do Instituto. Objetivo das campanhas é alertar a população sobre a necessidade de ações preventivas para evitar o câncer em homens e mulheres

O Instituto Joel Magalhães de Prevenção e Combate ao Câncer (Ijoma) fez o pré-lançamento nesta sexta-feira (01) das programações do ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’. O primeiro chama a atenção para a necessidade de ações preventivas para evitar o câncer nas mulheres e o segundo, nos homens. Presidente do Ijoma, o padre Paulo Roberto falou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) sobre as programações e comentou acerca dos avanços que a entidade vem conquistando.
“O Ijoma caiu de cabeça na questão da prevenção do câncer, porque percebemos que o que estávamos fazendo era o mesmo que o Estado brasileiro e o mundo todo fazem, que é o paliativo, tratar a doença; mas é preciso muito mais do que isso, é necessário cuidar das pessoas, combater o sedentarismo e a obesidade, que causam o câncer; ontem eu passava no Centro ao lado de crianças, adolescentes e adultos e observei quase todo mundo obeso, eu também; é um problema de saúde publica; no Brasil todo eu acho que 70% da população é de obesos; as campanhas do Outubro Rosa e Novembro focam muito essa questão, com a corrida no dia 12 de outubro, aberta à participação de todos, como também a 1ª Copa Novembro Azul, que leva o nome do Biroba, desportistas que contribuiu muito para o desenvolvimento do esporte no Amapá, que vai acontecer na Praça Nossa Senhora da Conceição nos dias 14, 15 e 16 de novembro”, detalhou.
Sobre os avanços da entidade, em especial ampliação do espaço físico da sede do Ijoma e do número de atendimentos, padre Paulo Roberto comentou: “Quando eu fiz o salão de recepção no novo prédio algumas pessoas me criticaram dizendo que não havia necessidade de um salão tão grande com capacidade para 100 pessoas; eu disse que, ao contrário, ele ia ficar pequeno, como de fato agora está ficando pequeno, por causa da grande demanda; graças a Deus a cada dia aparece médicos voluntários; e agora tenho a alegria de anunciar em primeira mão neste programa que vamos concretizar um grande sonho meu que é instalar um aparelho de Raios-X dentro do Ijoma, que vai ser muito útil, valendo lembrar que o estado e os municípios não têm; com isso nós vamos mostrar à sociedade, ao governo e aos municípios que quando se quer, quando se tem vontade a gente consegue”.
O coquetel de lançamento da campanha Outubro Rosa ocorrerá no dia 4 outubro, na sede do Ijoma e no dia seguinte acontece a tradicional Missa na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A mini-maratona, que já faz parte do calendário esportivo do Amapá será realizada no dia 12. A programação ainda conta uma grande ação social no dia 21, viabilizada através de parceria entre o Ijoma e o Sesc Araxá, seguida da Caminhada Rosa, no dia 29 e culminando com um bingo solidário no dia 29, encerrando a campanha, que terá como prêmio uma motocicleta.
Deixe seu comentário
Publicidade
