Heraldo Almeida

Joinville é a capital nacional da dança


Agora é oficial e a cidade catarinense de Joinville é a Capital Nacional da Dança. O título, sancionado pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, só confirma a vocação da região que promove, há mais de 30 anos, o Festival de Dança considerado pelo Guiness Book como o maior no mundo em número de participantes – em torno de 4,5 mil bailarinos. A cidade ainda abriga a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.

A entrega simbólica do título ocorreu na noite de abertura do 34ª Festival de Dança de Joinville, na quarta-feira (20), e o título foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta (21). Há mais de 30 anos, Joinville promove o evento e, em paralelo, acontecem também a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta – voltado para crianças –, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, a Rua da Dança, além do Palcos Abertos e da Passarela da Dança. O festival segue até sábado (30), com diversas companhias nacionais de dança.

Para o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz da Silva Pinto, o título concedido oficialmente à cidade já tem o reconhecimento dos participantes. “A diferença é que agora é oficial, é lei. Culturalmente é inquestionável, pois sediamos um festival considerado o maior do mundo em número de participantes e abrigamos a única escola do Balé Boshoi fora da Rússia”, salientou. O ministro da Cultura, Marcelo Calero, reforçou que a dança conferiu um outro status à cidade: “O título de capital da dança concedido a Joinville reflete a riqueza da produção artística brasileira e a importância econômica da atividade cultural”.

A edição deste ano do Festival reúne mais de 400 grupos de escolas de dança do país. Segundo ele, a maioria dos estados está representada. “Joinville é um “brasileirão da dança”, diz, ao acrescentar que a média de público nos espetáculos é de 4,2 mil pessoas, entre turistas e a comunidade local, apenas no palco principal. Mas mais 230 mil pessoas circulam pelos palcos espalhados pela cidade. A realização do evento só é possível porque o Festival está na lista dos beneficiados com incentivo fiscal da Lei Rouanet. “O mecanismo é de extrema importância para a produção cultural no país e por isso é muito importante entender que o que se faz em cultura não seria possível sem essa fonte de financiamento. (www.cultura.gov.br).

 

  • Pintura

Artista plástico, Gilberto Almeida, está com uma exposição do Projeto Arteamazon, na galeria de artes do Macapá Shoping, até o dia 24 de setembro, das 8h às 22h.
Obras de vários artistas amapaenses estão lá. Visite.

 

  • Hino

Deputado estadual Dr.Furlan, apresentou um projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, para tornar a música Jeito Tucuju (Val Milhomem e Joãozinho Gomes), Hino Cultural do Amapá. Bela iniciativa.

 

  • Museu

De 18 a 24 de setembro vai acontecer, em todo o país, a 11ª Primavera dos Museus (museus e suas memórias).
Em Macapá, vários serão os locais que receberão a programação do evento. A biblioteca pública, Elcy Lacerda, é um desses endereços.

 

  • Homenagem

Cantor e compositor, Marcelo Dias, vai homenagear o consagrado cantor Fábio Júnior, em show imperdível.
Dia 13 de outubro no Espaço D’Corte, na esquina da av: 1º de Maio com a rua Jovino Dinoá – Trem. Informações: 98119-9797.

 

  • Marabaixo

O 2º Festival Cantando Marabaixo está agendado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na sede da escola de samba, Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Sta. Rita).
As inscrições encerram dia 13 de outubro, na Seafro, na rua Gal. Rondon, entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Laguinho. Informações: 99175-9142.

 

  • Convite

Cantor e compositor, Enrico Di Miceli, foi convidado para participar do Projeto 4ª Voz Edita, em Salvador (BA), no dia 5 de outubro.
No espaço Café-Teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado-Pelourinho. A coordenação do evento é do consagrado poeta, José Inácio Vieira de Melo.

 

  • “Forasteiro”

Título do 1º disco (CD) do cantor e compositor, Ozy Rodrigues, já em processo de divulgação para o lançamento em breve.