Ziulana Melo

Social


Semana Saudável- Como parte das programações da Semana Macapá Saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na UBS Marabaixo e Policlínica da Unifap um dia para a promoção da alimentação saudável e estímulo de atividades físicas, alertando os usuários sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias.
Os participantes realizaram aferição de pressão arterial e avaliação nutricional, além de assistir a demonstrações de como montar o prato adequado e os alimentos que prejudicam a saúde.

 


Flash.
Parabéns ao simpático Paulo Pacheco, que comemora hoje, na companhia da família, mais um aniversário. Felicidades!

 

Destaque. Em uma festa marcada pela celebração da diversidade, o Prêmio Congresso em Foco 2017 teve finalmente seus vencedores conhecidos na noite da última quinta-feira, 19. Pela primeira vez os premiados foram escolhidos por três públicos: um júri formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco; a consulta popular pela internet, e jornalistas que cobrem o Congresso. Participaram da escolha da imprensa 73 jornalistas de 45 veículos de comunicação entre 4 e 11 de setembro.
O Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o parlamentar mais bem avaliado pelos jornalistas. Sendo assim, é a sexta vez consecutiva que ele ganha o Prêmio Congresso em Foco.
Solenidade de entrega da premiação aconteceu no Unique Pálace, em Brasília, e foi prestigiada pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, senador Davi Alcolumbre, os jornalistas amapaenses Seles Nafes e Alcilene Cavalcante, e também o presidente do Sistema Diário de Comunicação, jornalista Luiz Melo.
Acompanhe algumas imagens da premiação:

 

 

 

 


Clic.
Mais uma etapa do Workshop de Boas Práticas no Serviço Público foi realizada na manhã dessa sexta-feira, 20, com dinâmicas humanizadas e foco na experiência real do que uma pessoa com deficiência vivencia diariamente. O evento aconteceu no auditório do Complexo Zona Norte, com a participação de servidores do MP e convidados.

 

Formatura.
Nessa sexta-feira, 20, ocorreu a formatura de treze militares do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBMAP) e do Exército Brasileiro que participaram do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal promovido pelo CBMAP.
Durante um mês os militares foram treinados para enfrentar diversos tipos de incidentes de natureza ambiental, em especial os que envolvem incêndios em vegetação.

Ciência e Tecnologia.
Os estudantes amapaenses Mateus Correia, Brenda Santana e Edmundo Matos irão representar o estado do Amapá na 3ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (Feiciti) que acontece no período de 20 a 24 de novembro no distrito de Igarapé-Miri em Belém (PA). Os jovens, todos com 16 anos, são estudantes da Escola Estadual José do Patrocínio, localizada em Fazendinha.
Eles foram selecionados para o evento em virtude dos projetos apresentados na Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap) de 2016.

Vacina Inteligente.
Uma nova vacina em desenvolvimento contra a pneumonia pode ser o mais duro golpe contra a doença, segundo estudo publicado nesta sexta-feira (20) na “Science Advances”.
De acordo com os pesquisadores, trata-se da mais abrangente cobertura contra a doença até hoje. O imunizante inclui cepas adicionais da bactéria causadora e até antecipa versões futuras.

Dia do Campo.
As etapas do cultivo da bananeira, desde o plantio até os cuidados na pós-colheita do fruto, serão apresentadas durante o Dia de Campo “Como produzir banana no Estado do Amapá”, a ser realizado na manhã do sábado, 21/10, no lote 50 do Assentamento Munguba, localizado na confluência dos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amapari (AP).
O objetivo é compartilhar técnicas e promover a troca de experiências entre agricultores e técnicos sobre a importância econômica, social e ambiental de tecnologias e práticas sustentáveis no cultivo da bananeira.