Pe. Claudio Pighin

Escola de comunicação Papa Fraancisco


Lembro-me como se fosse hoje, estava para entrar na igreja onde celebraria um casamento e, improvisamente, alguém me bateu as costas. Aí, me virei e vejo um jovem bem vestido, de paletó e gravata, com uma bela e poderosa câmera sobre o ombro. Ele logo, com um sorriso irradiante, me disse: “O senhor não se lembra de mim?” Respondi: “Meu filho, sabe como é, quando os anos passam e a gente não lembra tudo.” E ele retrucou, com alegria: “Eu fui estudante da escola ‘Papa Francisco’! Foi a escola de vocês que me promoveu. Agora sou gente grande! Tenho uma profissão, que, aliás, eu gosto muito. Tudo isso devo à escola ‘Papa Francisco’. Pe. Claudio, um dia vou passar lá na escola e dar o meu testemunho aos estudantes e dizer o quanto é importante o curso para nossa vida; quanto promove a nossa vida. Quem faz esse curso sai daí transformado!”

Esse testemunho é um dos tantos que recebo continuamente. Toda a nossa escola é testemunho disso. Aliás, estamos organizando um livro de testemunhos dos nossos ex-estudantes para dar memória a esse projeto de Deus. O que significa isso? A nossa escola ‘Papa Francisco’ nasceu mesmo para ajudar os jovens pobres e que têm dificuldades a se tornarem protagonistas na sociedade; a não ficarem no ‘escanteio’. Por isso, confirma-se que a educação é o principal instrumento de promoção da dignidade humana. Neste sentido, o ser humano não deve se deixar manipular pela ignorância por qualquer mensagem e idolatria ideológica, mas que saiba discernir, avaliar e recepcionar todo tipo de mensagem e, ao mesmo tempo, tenha capacidade de produzi-la.

A escola tem mesmo esse objetivo de resgatar a dignidade dos filhos e filhas de Deus com a educação. Eu tenho a impressão que a nossa atual sociedade não queira dar essa dignidade, verdadeira liberdade do ser humano, mas prefere escraviza-lo para poder conseguir os seus fins materiais-comerciais. A escola ‘Papa Francisco’ tem uma trajetória de educação vitoriosa e convencedora. Estamos, direção e professores, demais convencidos e entusiastas por esse ilustre projeto educativo de promoção e inclusão das pessoas.

Esta realização é um pequeno fermento que pode ajudar a levitar uma nova realidade de justiça e fraternidade na nossa sociedade. Temos consciência que a ruptura fraterna e a injustiça social provêm do afastamento do ser humano de Deus. E esta escola é uma resposta da busca de Deus, valorizando todas as pessoas, em particular as mais pobres, promovendo-as. Porém, esse projeto educativo não vai para frente sozinho, precisa a colaboração de todos. É um projeto de mutirão, que eu digo ‘mutirão de Deus’. Por isso, um projeto como esse não pode parar e a colaboração e contribuição que cada um dará será de grande suporte de continuação.

Quem ajudar a manter firme a escola ‘Papa Francisco’, não somente contribui com a escola, mas também com Deus. Aposta com o Reino de Deus. A conta em favor da escola: Banco do Brasil, Missão FriuliAmazônia, Ag. 3702-8, conta corrente 19916-8.