Pe. Claudio Pighin

Hoje as notícias correm mais rápidas


O que está acontecendo? Passaram mais de 20 dias e não recebi mais nenhuma Fake News (Notícia falsa). As redes sociais favoreceram esse modo de comunicar. Distorcendo totalmente a realidade. Assim sendo, as notícias falsas são sempre notícias. E relembrando-nos o que falou o ex-ministro Goebbels da Alemanha de Hitler: “Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”, assim nos leva a não compreender mais a verdade. Por que essa lógica?

Fechada esse parêntese, hoje as notícias correm mais rápidas e só depende da gente intercepta-las. Quanta vez me aconteceu de ter anticipado informações através dos motores de busca via on-line! O digital tem o mérito que pode ser consultado em qualquer momento e lugar sem grandes recursos e não precisa imprimir. Tudo isso a custos bem acessiveis a qualquer um. Gratifica a sua ação.

Além do mais, nestes últimos anos, o número de pessoas que frequentam a Internet aumenta cada vez mais. Isto é confirmado por uma infinidade de estatísticas, tanto nacional quanto internacional. Somente o Brasil tem quantos milhões de internautas? A praça digital é cada vez mais frequentada. E, assim, o número de pessoas e de ideias que posso entrar em contato diariamente aumentam de maneira sensivel. Consigo me manter informado em muitas coisas que, em um passado até recente, isto me era impossivel. Torna-me fácil explorar novas realidades geograficas, sociais e eclesiais quando, no passado, para ter isso precisava se locomover pessoalmente, fazer viagens incansáveis e extenuantes.

Hoje em dia, tudo isso se reverteu, ficando sentado numa cadeira em frente a um simples computador. Quando tenho dificuldade em solucionar algo pertinente ao meu interesse, compartilho com os meus contatos nos motores de busca.

Eu fico feliz quando consigo lançar uma ideia no mundo, e o mundo digital nisto me ajuda muito, sem encontrar dificuldade de qualquer natureza. É claro que em tudo isso precisa respeitar uma assim chamada deontologia profissional. Isto me trasforma na minha concepção de pensar e agir. Rende-me cada vez mais universal e menos local. Abre-me a mente para os fatos mais consistentes e fecha-me aos insignificantes. Reconheco que esta nova técnologia é um útil instrumento para a nossa evangelização. Porém, precisamos saber usa-la.

Repito: não se trata somente de um símples uso dela, mas precisamos saber o que significa e a portada dela no nosso dia a dia. Devemos discernir como condiciona a nossa realidade. Nisto já pude mostrar através de vários artigos antecedentes neste jornal. Esta cultura digital me facilitou uma leitura mais veloz dos textos. Ebook reader, smartphone, iPad são novos instrumentos tecnológicos que nos permitem de ler um livro em qualquer lugar e momento, com uma certa rapidez. Imagino se uma evangelização entrasse nesses parâmetros o que deveríamos fazer? Certamente a lógica digital é mais presente no mundo jovem.

Com essa nova lógica, torno-me um leitor diferente e creio mais exigente, porque quero saber fazer distinção daquilo que é verdadeiro e daquilo que é falso.