Ulisses Laurindo

Argentina chama Sampaoli


O sinal vermelho foi acesso no reduto da seleção argentina de futebol e o primeiro lance de mudança foi anunciado com a provável contratação de Jorge Sampaoli, aquele que levou o Chile a ser campeão da Copa América. Argentino de nascimento, Sampaoli está dirigindo o Sevilla e já foi sondado para assumir o cargo no lugar de Edgardo Bauza que não conseguiu tirar a seleção da quinta colocação, com apenas 22 pontos com sérios riscos de, quando muito, disputar a repescagem com um país da Oceania. O perigo que ronda o futebol argentino é que o elenco está sem o concurso de Messi, suspenso pela Fifa por quatro rodadas das eliminatórias. O primeiro desastre já aconteceu contra o Peru, derrotada por 2 a 0. Na sequencia serão mais três jogos, sem Messi.

Depois de tentar vários treinadores, a seleção argentina penou nas mãos de Tata Martino, que não deu certo dirigindo o Barcelona. Por fim, embarcou com Edgardo Bauza que andou treinando o São Paulo e não conseguiu nada. Estranha-se é que o treinador Diego Simeoni, do Atlético de Madrid, poderia ser o nome ideal, mas outros interesses deixam de fora o bom profissional.

Dia Olímpico
Em anos anteriores às comemorações do Dia Olímpico, pelo Comitê era uma festa de arromba com a presença até de presidentes da república. Na quarta-feira o COB festejou a solenidade e a repercussão foi a mais simples. Foram consagrados os melhores nomes dos Jogos Olímpicos de 2016 e, na oportunidade, Arthur Carlos Nusman, presidente do COB, se queixou que o esporte não tem mais o patrocínio que precisa e que a função do órgão é cuidar da parte técnica do olimpismo.

Maradona
O mundo do futebol chegou a especular que a pesada suspensão de quatro jogos da Fifa para Messi tenha tido dedo de Maradona, hoje muito ligado a Infantino, presidente da entidade. A análise um tanto descabida não foi admitida por ninguém, muito menos pelos argentinos que têm nos dois ídolos nacionais. Sentindo-se culpado ou não, Maradona anunciou que vai interferir junto a Infantino para abrandar a pena imposta ao companheiro. A ausência de Messi não é só sentida pelos argentinos, mas por todos os amigos do futebol.

Ranking
Poucas vezes, o atletismo brasileiro
colocou líder no ranking da Federação Internacional. Quem aparece agora é o mineiro Tales Silva, no salto em altura, primeiro colocado com um salto de 2m30, obtido no interior de São Paulo.