Ulisses Laurindo

Casemiro fora. Marcelo é dúvida


O eficiente futebol jogado pela seleção brasileira, na segunda-feira, contra o México, não deixa muita dúvida sobre o comportamento da equipe na partida contra a Bélgica, nesta sexta-feira, nas quartas de final, da Copa do Mundo da Rússia, atuação que foi louvava por todos os críticos como excelente e difícil de ser derrotada por qualquer outro adversário. A solidez na seleção verifica-se na estatística dos quatro jogos disputados com apenas um gol sofrido e só quatro chutes à meta de Alisson. Na sexta-feira, a seleção pega a Bélgica, que sofreu para eliminar o Japão, e só o fez no minuto final da partida, depois de estar perdendo de 2 a 0, resultado considerado inaceitável em se tratando de duas seleções com potenciais diferentes.

Para a partida eliminatória que são as quartas Tite terá forçosamente que lançar Fernandinho no lugar de Casemiro, que levou o segundo cartão amarelo e, pelo regulamento, fica preventivamente suspenso por um jogo. Outro problema na escalação ainda persiste em relação a Marcelo, que foi substituído por Felipe Luís e que pode continuar na lateral caso o titular não se recupere da contratura da coluna. No mais, a equipe será a mesma, com manutenção de William e Gabriel Jesus, ambos com atuações relevantes contra os mexicanos .

A rotina da seleção continua a mesma, ou seja, com treino diário até o dia da partida, em Kazan, contra os belgas. Ontem, foram a campo os jogadores que não atuaram segunda. Hoje, contudo, todos estarão se exercitando, ocasião em que Tite pode avaliar a condição de Marcelo. Na quinta-feira, haverá o treino preparatório e a viagem para Karan, local da partida, às 15 horas( de Brasília).

A atuação da equipe contra o México foi enaltecida pelo imprensa mundial, destacando, principalmente, Neymar, analisando-o como peça importante durante os 90 minutos, tendo percorrido a campo inteiro e dando assistência aos companheiros. Houve restrições ao comportamento do jogador e sua mania se atirar ao chão em todas as faltas sofridas. Em relação ao primeiro jogo do Brasil, no empate de 1 a 1, contra a Suiça, o jogador mudou o estilo atuando mais no coletivo, desprezando o individual que a trazia lentidão à equipe. A opinião em todos da seleção é que Bélgica não resistirá a velocidade da seleção brasileira.