Ulisses Laurindo

Cesar Cielo (XIX)


Cesar Augusto Cielo Filho é o primeiro e único a ganhar medalha de ouro para a natação brasileira, nadando o 50 metros nado livre, em 2008, em Pequim. Participando da natação desde os 13 anos, idade que conquistou o título brasileiro nos 400 metros nado livre. No ano seguinte, triste por não ter conquistado nenhum pódio em campeonato brasileiro, ameaçou a abandonar as competições, decisão que só durou um ano, pois logo se filiou ao Clube de Campo de Piracicaba, mudando de distância, disputando os 50 e 100 metros livres.

Sua trajetória continuou vitoriosa nas piscinas do Continente. Quando completou 18 anos, por orientação do pai, viajou para os Estados Unidos, para cursar Comércio Exterior, na Universidade de Auburn, sem, contudo, deixar de nadar. No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, Cielo foi a grande figura da natação, ganhando três medalhas de ouro e uma de prata, grande referencial para os Jogos de Pequim no ano seguinte. De fato, na China, Cielo veio a ser o primeiro nadador a ganhar a medalha de ouro para o Brasil, em toda sua história em prova da natação.

Sua condição de campeão continuou imbatível, ganhando as medalhas de ouro nos 50 , borboleta e 50 livre, no mundial de Xangai, o mesmo acontecendo no Rio de Janeiro durante o Pan-Americano. Em 2011, pilotou um projeto, que visava, no Clube Pinheiros, de São Paulo, a preparação de nadadores que, a longo prazo, tinham como estimulo os Jogos do Janeiro, em 2016. A idéia não foi avante e os resultados esperados os mais positivos e que, afinal, não se concretizaram. A carreira de Cielo prosseguiu de vento em popa e, em Londres 2012, conquistou medalha de bronze nos 50 metros nado livre. Quase ao final da carreira, ainda obteve o bicampeonato dos 50 metros livre e do nado borboleta, no Mundial Aquático, em Barcelona, em 2013. Em 2014, transferiu-se do Flamengo para o Minas Tênis Clube, onde se preparou o Mundial da Rússia, sem ter conseguido êxito, devido a contusão no ombro.

Para melhor se recuperar da lesão foi se tratar e treinar nos Estados Unidos. Apesar de recuperado, Cielo não conseguiu voltar à sua forma física e técnica e, depois de várias tentativas, não ganhou a vaga na equipe nacional para os Jogos do Rio, praticamente a retirada das piscinas, onde brilhou desde a idade de oito anos. Na natação brasileira no cenário olímpico tem apenas a medalha de ouro de Cielo, mas conquistou, em todo o período, 10 medalhas, sendo sete de bronze e três de prata.