Ulisses Laurindo

Festa paralímpica começa hoje


O povo brasileiro viverá novas emoções com a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, esta tarde e noite, no Estádio do Maracanã, local que há um mês o Brasil vibrou com os Jogos Olímpicos, do Rio de Janeiro. A festa de hoje reúne atletas portadores de deficiências físicas e mentais, e que contam com a participação de representantes de 178 países, com 4 mil 350 competidores. Serão disputadas em várias arenas da cidade do Rio Janeiro 23 modalidades, desdobrando-se em mais de 315 eventos, com o principais provas do programa olímpico de verão, como atletismo, natação, voleibol, futebol, ciclismo, esgrima, canoagem, levantamento de peso.

Esse tipo de competição surgiu em 1960, durante os Jogos Olímpicos de Roma, ganhando forças em Montreal, Canadá, em 1976, ano da Olímpiada. A grande evolução em termo de quantidade e presença maciça dos atletas foi em Seul, Coréia, em 1988. Antes de tudo isso, a idéia foi iniciada na Alemanha , após a segunda guerra mundial, procurando ocupação para os mutilados dos combates. A partir de 1976 foi permitida a presença de competidor com deficiências visual e mental, além de pessoas com lesão da medula espinhal.

A cada ano os Jogos vêm ganhando espaço junto aos países, como os Estados Unidos, que dão apoio através das Forças Armadas e, aqui no Brasil, que tem sempre equipes destacadas, com valores individuais, como Daniel Dias, nadador, verdadeiro herói, com 18 medalhas, sendo 15 de ouro. Ele vai parte da equipe este ano. Serão 11 dias de competição. No dia seguinte à abertura, serão iniciadas as disputas de várias modalidades, como atletismo e natação.Em Londres, em 2012, o Brasil conquistou a sétima colocação entre os países e, este ano, objetivo é ficar entre os cinco primeiros, o que será possível pelo fato de atuar dentro de casa e com o maior número de atletas inscritos.

A Tocha Olímpica chegou ontem ao Rio de Janeiro, passando por vários bairros da cidade. Hoje, ela estará no Maracanã, quando servirá de base para acender a Pira, símbolo de atividade dessa natureza. A explicação para a mudança de nome de Paraolimpíada para Paralimpica, sem a letra 0, foi a pedido do Comitê Paralímpico Internacional, que procurou igualar o que já era norma nos outros países de língua portuguesa, Angola, Cabo Verde,Guiné Bissal, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe. Por isso, a mudança pois os brasileiros chamavam de Paraolimpíadas.