Ulisses Laurindo

Fla e Vasco fogem do Rio


A procura de melhor publico que possibilite maior arrecadação móvel principal em regime profissional, Flamengo e Vasco, acertaram para hoje o encontro em Brasília, no Mané Garrincha, para a partida válida pela Taça Rio, em seu primeiro turno.

A opção de ambos decorre da falência da presença de torcedores nos jogos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, cuja renda dos diversos compromissos mal dá para custear a despesas de deslocamentos, com efeito praticamente o de pagar para jogar.

Praticamente a disputa do Cariocão em prática se resume aos quatro clubes grandes da cidade: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo- sendo inevitável que o resultado financeira será muito pequeno, por um lado por não ter o time pequeno grande número de torcedores e , quanto ao time grande, seu torcedores não vê entusiasmo em assistir a competição, por não encontrar diversão.

A crise não é só no Rio de Janeiro, sendo constante em outros estados,, pela simples razão de que o espetáculo é fraco dividido com outros inúmeros espalhados pela cidade.;Não é culta do futebol, mas sim da dinâmica da vida moderna com múltiplas atrações. Como o futebol não se renovou na quantidade de craques, isso pesa muito na balança para quem vai fazer opção de lazer. Antes havia menos clubes e também mais craques na quase totalidade dos clubes disputantes.

É raro hoje se assistir um bom jogador atuando em clubes nacionais todos atraídos pelo exterior, mediante acesso dos empresários. Atuando no país se conta a dedo os grandes craques. Quando o é, recebe logo proposta e, incontinente, vai embora. Por isso, o marasmo do futebol estaduais, que deixou de ser atração.

Maracanã
O Maracanã que foi construído em 1950 para a Copa do Mundo daquele ano sempre pertenceu ao povo. Mas hoje ele é de grupo clubes como o Flamengo que tem que implorar e pagar para jogar lá. É o que vai acontecer no dia 12 de abril, quando o time rubro negro faz sua terceira participação na Libertadores e jogará com o Atlético Paranaense. Por isso, é que o futebol, de um modo geral, está carente em relação a clubes, pois eles têm pouco espaço para expandir as atividades.