Ulisses Laurindo

Futebol fora dos campos


No futebol antigo as principais notícias giravam em torno dos jogadores que eram, de fato, o esporte personificado pela postura dos craques, na grande maioria pregados na memória dos torcedores, independente do clube de coração. Hoje, entretanto, o modelo é outro e o craque vira referência não em razão do seu talento, mas o quanto vale na bolsa de valores. É o que está acontecendo agora no furação de notícias envolvendo Neymar e Cristiano Ronaldo, uma guerra financeira que, pode-se avaliar, fictícia. O CR7 está com prestígio diminuído no Real Madrid,motivo para especulação que está próxima sua saída. E o motivo encontra eco na personalidade de outro grande nome do momento, o brasileiro Neymar, que acabou de efetivar a maior transação do futebol. Os jornais, incentivados pelos empresários, maiores beneficiados na questão, estão colocando na fogueira que o Real quer Neymar que,em troca, quer Cristiano Ronaldo. Com isso, o futebol perdeu aquele encanto do tempo do Rei Pelé e, hoje, é só mercantilismo e poucas jogadas geniais.

Copinha
Será no dia 25, São Paulo, a grande final da Copinha, competição que reuniu, desde 2 de janeiro, 128 clubes do país inteiro e, que agora, chega à fase de oitavas de final. Na verdade, a maioria dos presentes pertencem aos clubes inscritos na Série A do Brasileirão, forma natural, por possuírem mais estrutura para manter equipes. Depois das fases preliminares, já são conhecidos os 16 times que se enfrentarão para indicar o campeão 2018. O Corinthians como o grande vencedor, com 10 títulos, naturalmente, está entre os finalistas. A tabela das oitavas é a seguinte: Internacional x Desportiva Paranaense; Vitória x Londrina; Atlético Paranaense x Santos; São Paulo x Cruzeiro; Flamengo x Audax (SP); Palmeiras x Vasco; Portuguesa x Goiás; Corinthians x Avaí.

Perigo para Eurico
Depois de alimentar, por algum tempo, a esperança de continuar presidindo o Vasco da Gama, Eurico Miranda, desta vez, está próximo a cair da cadeira presidencial em São Januário. É que duas ações trabalham contra ele: a reunião do Conselho Deliberativo composto de 600 conselheiros indicam o presidente do clube, de a acordo com estatutos. Em Brasília será julgado com pequena possibilidade de vitória o recurso no Tribunal de Justiça pedindo a validade da Urna 7 que deu vitória à chapa de Eurico.