Ulisses Laurindo

Futebol perde riqueza


A crise que atravessa do futebol brasileiro no tocante a recursos e talentos foi comentada pelo jornalista Roberto Pompeu de Toledo, da revista Veja, em agosto de 2006, em ensaio que denominou “uma riqueza que escapa do Brasil”. Leia o que disse o articulista: “O futebol cinco vezes campeão do mundo é um ratinho raquítico em termos econômicos.

E vai continuar a sê-lo enquanto vigorar uma cultura que já incorporou como natural que jogadores de nível de seleção se mudam para a Turquia , e que os times comecem os campeonatos com determinada formação e terminem com outra, tantos são os desfalques no meio do caminho. Jornais e TVs dedicam amplos espaços ao futebol, mas raramente o assuntos são suas estruturas. Tal desatenção contribui para que, como o ouro de Minas, outrora, ou a borracha da Amazônia, o futebol seja mais uma riqueza nacional a engordar de preferências as fortunas estrangeiras”. É a realidade de hoje, sem tirar nem pôr.

Bola de Ouro
A Bola de Ouro, maior prêmio de valorização do jogador, vai mudar a forma de indicar o melhor craque da temporada. A alteração já vai ocorrer nesta temporada, devido a quebra da parceria da Fifa com a revista France Football, criadora do prêmio, em 1956. A partir da temporada de 2009, a indicação passou a ser exclusivamente comandada pelo Fifa que regulamentou votos de jornalistas, treinadores e capitães das equipes. Segundo a revista a idéia é só computar votos de jornalistas.

Brasil sobe
As duas vitórias da seleção sobre o Equador e Colômbia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo melhoraram a posição do Brasil no ranking de seleções da Fifa. O Brasil, que antes figurava em 7º lugar, agora subiu duas posições. A Argentina continua na liderança, com 1.646 pontos, seguida da Bélgica, Alemanha, Colômbia e Brasil, com o mesmo número de pontos dos colombianos.

Internacional
A situação do Internacional, de Porto Alegre, começa a preocupar aos torcedores. Simplesmente, o time está na 18ª posição, na zona de rebaixamento e, se não houver grande reação, vai parar na Série B, em 2017. As causas são várias, a começar pela instabilidade da diretoria na manutenção de treinador; O último desenlace aconteceu com Falcão que, depois ser contratado, acabou sendo dispensado sem ter sido tempo para apresentar qualquer trabalho… Nova tentativa foi feita e, em menos de um mês deram-lhe o bilhete azul. Chamaram Celso Roth, que está amargando derrotas sobre derrotas, inclusive a última, diante do Vitória, em pleno Beira-Rio.