Ulisses Laurindo

Inter: a hora da agonia


Com o coração nas mãos o time do Internacional enfrenta, esta tarde, o Fluminense, no Rio, pela última rodada do Brasileirão e tem como única alternativa vencer a partida e, ainda, torcer por algumas composições. O adversário maior do time gaúcho é o Vitória que, no mesmo horário, enfrenta do Palmeiras, em Salvador. De pronto é preciso que o Inter vença a partida e alimente a esperança dos palmeirenses vencerem. Nessas duas hipóteses, o Inter somaria 45 pontos, mesmo número do Vitória, dependendo então de número de vitórias e saldo de gols.

No meio disso tudo, está o Sport, que joga com o Figueirense que já está rebaixado. Uma visível estatística comprova o seguinte: Se o Vitória perder e Internacional e Sport venceram resultaria a seguinte equação: Com a derrota, Vitória ficaria estacionado nos 45pts. No caso de vitória do Sport sobre o Figueirense, hipótese viável, o time pernambucano somaria 47pts. Resta a situação do Internacional: no caso de vitória no Rio, sobre o Fluminense, atingiria os 45pts, número igual ao obtido pelo Vitória. Então o Sport estaria teoricamente mantido na Série e a questão ficaria restrita a Inter e Vitória, cujo desfecho seria através do comportamento de ambos em número de vitórias e saldo de gols.

Mas tudo isso de resolve se o Vitória ganhar seu jogo o mesmo acontecendo com o Sport alternativa que nada sobraria para o Internacional, que durante o ano inteiro andou fazendo mudanças em seus treinadores e, agora, está prestes a pagar um peso caro demais, indo parar na Série B, espantalho de todo time da primeira divisão do futebol brasileiro.

O Internacional estava se prevalecendo para ficar onde está confiando no recurso que fez à CBF pedindo os pontos do Vitória nos jogos em que participou o jogador Vitor Ramos que, segundo a denúncia, jogou sem condições depois da sua vinda do Monterrey, do México, para o Bahia. Ontem, o STJD, da CBF despachou o processo considerando lícita a transferência, arquivando o processo. Mesmo assim o clube gaúcho pensa em recorrer, mas, por certo, não terá êxito na tentativa.

Hoje será disputada a 38ª e última rodada do Brasileirão de 2016, já com o Palmeiras campeão. Para os pretendentes à Libertadores ainda haverá luta. É o caso do Corinthians que ocupa a 7ª colocação e só os seis primeiros têm acesso à competição.O Timão joga com o Cruzeiro e ainda espera o tropeço do Botafogo e do Atlético Paranaense.