Ulisses Laurindo

Inter joga última rodada


O vice-presidente do Internacional, Diego Giacomini voltou a público, primeiro para mais uma vez pedir desculpas pela declaração de que a tragédia que envolveu a Chapecoense era igual ao time gaúcho e quase e inevitável queda para a Segunda Divisão em 2017 e também tranqüilizar o futebol brasileiro que irá normalmente jogar no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, diferente da opinião inicial de que estava pensando em não a campo.

A situação do Internacional e de fato dramática. Em 17º lugar na classificação geral do Brasileirão tem com o adversário maior o Vitória que enfrentam o Palmeiras em Salvador, com a vantagem de três pontos. Basta ganhar a partida para deixar de fora o time de Porto Alegre.

No caso de derrota do time baiano e possível vitória sobre o Fluminense a vaga para a 1ª divisão será decidida pelo comportamento de ambos durante as 38 rodadas.

Ferreira Gullar
O grande poeta maranhense Ferreira Gullar, vascaíno, morreu domingo, no Rio de Janeiro, aos 86 anos. Tive a felicidade de conviver pouco tempo com o poeta e sentir seu grande talento, este mesmo que desenvolveu desde criança, na fase escolar. Entre as grandes obras do poeta, destaque-se o poema: que transcrevo agora:

Traduzir-se
Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
É multidão;
Outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra delira.
Uma parte de mim
Almoça e janta;
Outra parte
se espanta.
Uma parte de mim
É permanente;
Outra parte
Se sabe de repente.
Uma parte de
É só vertigem;
Outra parte,
Linguagem.
Traduzir uma parte
Na outra parte
Que é uma questão
Da vida ou morte