Ulisses Laurindo

Marcelo, a única mudança no Brasil


Há pouca esperança para aqueles torcedores que querem que o treinador Tite faça mudanças na seleção para a partida de amanhã, contra a Bélgica, disputando vaga para a semifinal da Copa do Mundo, da Rússia. O raciocínio que motiva Tite é o fato de que o time fez bons jogos nos quatro da programação, tendo conquistado três vitórias e um empate, este no inicio da competição. A entrada de Fernandinho é exigência em função suspensão automática de Casemiro e a volta de Marcelo é questão técnica, por ser ele o extraordinário lateral esquerdo, festejado no futebol mundial.

Tite vai seguir a regra de que em time está ganhando não se mexe. Isso o leva a considerar que o ataque formado por Felipe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar, corresponde é não será lógico a entrada de outro jogador sem a devida adaptação ao trio. No inicio da jornada houve reação quanto à presença de William, havendo coro pela sua substituição. Na partida contra o México, decisiva para as oitavas, o jogador foi, ao lado de Neymar, o grande nome, com responsabilidade direta na vitória de 2 a 0. Tite usa a estratégia de silenciar quanto à sua intenção em relação ao time e só se manifesta na hora do jogo, quando, enfim, usa o que melhor serve para o conjunto.
A partida de amanhã, em Samara, é importante para continuar sonhando com o hexa. O retrospecto de jogos entre os dois países é inteiramente favorável aos brasileiros, registrando apenas uma partida em jogos de Copa do Mundo, realizado na Copa de 2002, no Japão/Coréia, acusando vitória do Brasil por 2 a 0. A única derrota para os belgas aconteceu em amistoso de 1969, em Bruxelas, quando o Brasil foi goleado por 5 a 1.

Com o conhecimento da Inglaterra que eliminou a Colômbia, nos pênaltis, está completo o número dos países classificados para as quartas de final, que ficou assim: amanhã, às 11 horas, França x Uruguai; 15 horas; Brasil e Bélgica. Sábado: Suécia x Inglaterra, às 11 horas; Croácia x Rússia, às 15 horas. Os vencedores, disputarão a semifinal, quando serão apontados os finalistas ao título maior.